Quinta, 07 Março 2019 14:12

Divulgado reajuste de 3,43% para benefícios acima do mínimo em 2019

Avalie este item
(17 votos)

Índice atualiza teto previdenciário para R$ 5.839,45 e faixas dos salários de contribuição para as alíquotas de recolhimento

Os segurados da Previdência que recebem acima do salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 3,43%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O índice foi oficializado pela Portaria Nº 9 do Ministério da Economia, publicada nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU). O reajuste vale desde 1º de janeiro de 2019.
 

O teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$ 5.839,45 (antes era de R$ 5.645,80). As faixas de contribuição ao INSS dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos (veja tabela abaixo) também foram atualizadas.
 

As alíquotas são de 8% para aqueles que ganham até R$ 1.751,81; de 9% para quem ganha entre R$ 1.751,82 e R$ 2.919,72; e de 11% para os que ganham entre R$ 2.919,73 e R$ 5.839,45. Essas alíquotas, relativas aos salários de janeiro, deverão ser recolhidas apenas em fevereiro, uma vez que, em janeiro, os segurados pagam a contribuição referente ao mês anterior.
 

O piso previdenciário, valor mínimo dos benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte) e das aposentadorias dos aeronautas, será de R$ 998,00. O piso é igual ao novo salário mínimo nacional, fixado em R$ 998 por mês, em 2019.
 

Já para aqueles que recebem a pensão especial devida às vítimas da síndrome da talidomida, o valor sobe para R$ 1.125,17, a partir de 1º de janeiro de 2019.
 

No auxílio-reclusão, benefício pago a dependentes de segurados presos em regime fechado ou semiaberto, o salário de contribuição terá como limite o valor de R$ 1.364,43.
 

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC /LOAS) – destinado a idosos e a pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza –, a renda mensal vitalícia e as pensões especiais para dependentes das vítimas de hemodiálise da cidade de Caruaru (PE) também sobem para R$ 998,00. Já o benefício pago a seringueiros e a seus dependentes, com base na Lei nº 7.986/89, passa a valer R$ 1.996,00.
 

A cota do salário-família passa a ser de R$ 46,54, para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 907,77, e de R$ 32,80, para o segurado com remuneração mensal superior a R$ 907,77 e inferior ou igual a R$ 1.364,43.
 

Os recolhimentos efetuados em janeiro – relativos aos salários de dezembro passado – ainda seguem a tabela anterior.
 

Tabela de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, a partir de 1º de janeiro de 2019
Salário-de-contribuição (R$)Alíquota para fins de recolhimento
ao INSS
até R$ 1.751,818%
de R$ 1.751,82 até R$ 2.919,729%
de R$ 2.919,73 até R$ 5.839,4511%

 

Fator de reajuste dos benefícios concedidos de acordo com as respectivas datas de início, aplicável a partir de janeiro de 2019
DATA DE INÍCIO DO BENEFÍCIOREAJUSTE (%)
Até janeiro/20183,43
em fevereiro/20183,20
em março/20183,01
em abril/20182,94
em maio/20182,72
em junho/20182,28
em julho/20180,84
em agosto/20180,59
em setembro/20180,59
em outubro/20180,29
em novembro/20180,00
em dezembro/20180,14

 

Fonte: Secretaria de Previdência

9 comentários

  • Link do comentário Nelson dos anjos Sábado, 09 Março 2019 08:58 postado por Nelson dos anjos

    Bom dia porque temos que paga para nos tem excesso uma informa no próprio órgão do diário oficial.

  • Link do comentário Claudemir Sexta, 08 Março 2019 17:31 postado por Claudemir

    Sou aposentado pôr invalides i atualmente estou recebendo $1046reais está correto isso antes era $1006 Reais.
    CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.

  • Link do comentário Sérgia costa zampaglione Sexta, 08 Março 2019 14:50 postado por Sérgia costa zampaglione

    Não gostei na situação dos penitenciários ganhar mais que o trabalhado e aposentados.

    Ridículo isso.
    Recluso não poderia nunca ganhar salerio e sim bolsa família como qualquer cidadão de bem.
    Como bandido passaram a ganhar salários se eles mesmos só levaram a sociedade ao caos?
    Acho isso uma apologia ao crime
    Quem e vagabundo , não gosta de trabalhar, rouba, mata, estupra , e ainda ganha salário?
    Isso é para rir ou chorar?
    Jamais nos cidadãos que trabalhamos nossas vidas toda, vemos uma aposentadoria de 5 salários mínimos, sendo retirado dessa aposentadoria por tempo de serviço, dois salários mínimos., Para sustentar vagabundos?
    Não tem lógica isso.
    O direito é de quem tem direito.
    Eles não são vítimas da sociedade . A sociedade e que e vítima deles.
    Meu marido Lucas Antônio de Albuquerque campos aposentou- se em 1997 com cinco salarios mínimos., em 2000 retiraram da aposentadoria dele por tempo de serviço dois salários. Temos que comprar uma farmácia de remédios para nós manter vivos , na velhice ..que nada , até para fazer um passeio pelo Brasil , por maus barato que esteja as passagens de avião, ainda não dá para visitarmos parentes longe.
    Quer dizer...velho só tem que trabalhar para o governo e morrer .

  • Link do comentário Adriana Sexta, 08 Março 2019 13:35 postado por Adriana

    Tenho vergonha de ser brasileira país de hipocrisia sem fim.

  • Link do comentário Vera Sexta, 08 Março 2019 10:41 postado por Vera

    Porque um presidiário deve ganhar mais que um aposentado por idade que trabalhou a vida toda dando seu suor até não aguentar mais é no final ganhar o mínimo acho um absurdo vamos nos unir e pedir ao governo que aumente esse salário para os aposentados por idade eles merecem

  • Link do comentário Idamir Moro Sexta, 08 Março 2019 07:57 postado por Idamir Moro

    Como proceder para o aposentado q trabalha com carteira assinada deixar de contribuir o INSS? Afinal penso q a contribuição para ele já não a mais a necessidade.

    Fone:54 999768851
    No aguardo um retorno.
    Obs: Vejo bem injusto contribuir ainda.
    ????
    CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.

  • Link do comentário Gilson Sexta, 08 Março 2019 06:40 postado por Gilson

    Aos longos dos anos sempre foi assim homens lixos ! e raspam a cara,na cara do taxo,na minha ótica eles não passam de lixos , eu não posso perder o trem que vem do além, não sei o dia , não sei a hora ,o momento pode ser agora!

  • Link do comentário Joel Quinta, 07 Março 2019 22:10 postado por Joel

    É uma vergonha essa tabela de aumento, ta tudo errado, quem ganha menos teria que ter um aumeto maior sõ que naõ, é quem ganha mais que tem aumento maior que calculo maluco é esse que ninguem entende que estipulou esses calculo deve ser um doente mental ou mal intencionado, ou entaõ um edióta mesmo.