Sexta, 17 Janeiro 2020 11:31

MEC anuncia aumento de 12,84% no piso dos professores de Ed. Básica

Avalie este item
(2 votos)

Com revisão, valor do salário base para os educadores da rede pública de todo o país passou de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24

 

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmaram na noite de quinta-feira (16) o aumento de 12,84% no piso salarial dos professores da educação básica em todo o país.
 

Com a revisão, o valor do salário base para os professores da rede pública da Educação Básica passou de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

 
De acordo com o MEC, é o maior aumento em reais desde 2009. O reajuste está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008, que estabelece aumento anual no mês de janeiro.
 

O cálculo automático é atrelado à variação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
 

Na conta, é considerada a variação no investimento mínimo por aluno nos Estados com menor arrecadação no exercício anterior.
 

No ano passado, os alunos desses Estados receberiam R$ 3.238,52 por ano. Com a melhora na arrecadação dos estados, no fim do ano esse valor subiu para R$ 3.440,29 - alta de 12,84%.
 

20 comentários

  • Link do comentário lia raquel coelho Quinta, 23 Janeiro 2020 20:16 postado por lia raquel coelho

    SUGIRO que as respostas sejam publicadas, pois a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos.

    CPP: sugestão encaminhada à diretoria.

  • Link do comentário Maria Ivete Quinta, 23 Janeiro 2020 11:30 postado por Maria Ivete

    Todas as perguntas feitas até agora, são do interesse de todos, não vejo porque não responderem aqui mesmo. Não recebi a resposta até agora do que perguntei.

    CPP: Olá, Maria. Encaminhamos a reclamação para a diretoria. Vamos verificar a possibilidade de resposta já no portal. Att.

  • Link do comentário Fabiana rimonatto Quarta, 22 Janeiro 2020 07:40 postado por Fabiana rimonatto

    Referente esse aumento para quando esta previsto.
    CPP: enviado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.

  • Link do comentário Maria Ivete Quarta, 22 Janeiro 2020 01:45 postado por Maria Ivete

    Como ficamos nós os aposentados , nesse aumento salarial ?

  • Link do comentário MARIA APARECIDA DA SILVA Terça, 21 Janeiro 2020 22:27 postado por MARIA APARECIDA DA SILVA

    È colocada uma noticia e as pessoas com dúvidas fazem as suas indagações e as respostas são enviadas para o email delas
    Muitas destas indagações são de interesse geral,eu mesma ,muitas vezes tenho as mesmas dúvidas e fico sem as respostas..O CPP ao colocar as notícias poderia dar o seu parecer, ou colocar as respostas solicitadas para o conhecimento de todos.

    CPP: Sugestão encaminhada à diretoria.

  • Link do comentário Alex Sandro Terça, 21 Janeiro 2020 21:58 postado por Alex Sandro

    Quem teve evolução funcional e o valor do base está acima vai ter direito o meu salario base é maior que os 2886,24?

    CPP: enviado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.

  • Link do comentário Cilene Couto Takaki Terça, 21 Janeiro 2020 12:43 postado por Cilene Couto Takaki

    Todos irão receber esse ajuste?
    Quem teve evolução funcional e o valor do base está acima também terá direito?
    CPP: enviado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.

  • Link do comentário K Terça, 21 Janeiro 2020 12:03 postado por K

    Eu tenho uma dúvida. É verdade que O João Doria quer transformar esse aumento dado pelo governo Federal em abono?! Se for isso é muito injusto. É constitucional?

  • Link do comentário Patricia Terça, 21 Janeiro 2020 08:11 postado por Patricia

    Só os professores PEB I RECEBERÃO ESTE AUMENTO? OU PEB II TAMBÉM RECEBERÁ?
    CPP: enviado à diretoria. Aguarde retorno por e-mail. Editar

  • Link do comentário Ana Zen Segunda, 20 Janeiro 2020 21:14 postado por Ana Zen

    Boa tarde. Sou professora de educação infantil do interior de São Paulo. Recebemos por hora, com jornadas de 20 / 30 horas semanais. Temos direito a esse reajuste?? Quem ganha acima do piso salarial( por 40 h) receberá aumento? Aguardo retorno. Agradeço.
    CPP: enviado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail. Editar