Enfim, a tão esperada vacina chegou para imunização contra a Covid-19. Ovacionada e desejada, é motivo de alento e de esperança para todos e já traz alívio para o CPP. Isso porque a professora Loretana Paolieri Pancera, primeira vice-presidente, aos 94 anos, foi imunizada na última segunda-feira (8), no posto de vacinação Drive-Thru do Anhembi, zona norte da capital.

A adesão ao imunizante agora é o que encurta o caminho para aquele abraço tão sonhado, para as reuniões ao redor das mesas aos domingos, para os beijos de vó e as festas em família. Infelizmente, embora a vacina seja a ferramenta mais eficaz que a sociedade tem hoje no enfrentamento ao novo coronavírus, há desconfiança de muita gente em relação à segurança e eficácia do medicamento.

Loretana, como é mais conhecida no magistério paulista, ressalta a importância da vacinação. Segundo ela, é esperança materializada na prevenção contra uma doença que pode ser tão grave. “Milhares de vidas foram ceifadas, famílias dilaceradas. É preciso confiar na ciência, na medicina. Vacine-se, não deixe de cuidar de você e do outro”, apela a primeira vice-presidente da entidade, que vai completar 95 anos, em 22 de fevereiro.

De acordo com números da Secretaria da Saúde de São Paulo, até quarta-feira (10) pouco mais de 1 milhão de pessoas tinham sido vacinadas em todo o estado. A estimativa é de que os idosos entre 80 e 84 anos totalizem 563 mil pessoas nos 645 municípios de São Paulo. Entre 88 e 89 anos são 309 mil. 

80 anos

Pessoas nesta faixa etária e até 84 anos serão imunizadas a partir de 1º de março em todo o Estado de São Paulo. A vacinação do grupo de 85 a 89 anos foi antecipada esta sexta-feira (12). Um calendário para os demais grupos de idosos ainda dependerá da disponibilidade de imunizantes.

 

Vacina não é passaporte para vida normal

Não se engane pensando que, por causa da vacina em andamento, pode-se retomar a socialização sem cuidado algum. Até que se alcance percentual de 70-80% da população vacinada, é preciso continuar com os protocolos sanitários e o distanciamento social.  É primordial contribuir para conter o contágio desenfreado da Covid-19. 

#VacinaSim!