Para celebrar os 15 anos, o “Prêmio Escola Voluntária” assumiu o compromisso de  colaborar, cada vez mais, com quem realmente faz a diferença. Assim, surgiu a  ideia de intercalar o ano de Premiação com outro totalmente dedicado à Formação de Educadores que incentivam o voluntariado na escola.

 

Desde 2014, cada edição do Prêmio passou a ser composta por dois anos, sendo que, durante os anos pares, as escolas são premiadas pelo desempenho de  seus projetos e ações. Agora, a novidade: nos anos ímpares, como neste ano, as ações são centralizadas na formação de educadores e gestores de escolas, com o  objetivo de aumentar o dinamismo e a efetividade das ações do prêmio para/com as escolas, seus projetos e as comunidades envolvidas.

 

Os processos formativos  contam com ações a distância (EAD) e presenciais. Todas as escolas são convidadas a participarem desta Formação!

 

É muito simples participar!

 

Basta divulgar a Formação aos educadores de sua escola que coordenem projetos  de voluntariado ou que tenham interesse no tema. Eles deverão acessar o endereço Escola Voluntária e se cadastrar, clicando no banner Inscrições.  A partir daí, basta seguir o passo-a-passo indicado no formulário e concluir a  inscrição que dá livre acesso à Formação.

 

A formação é totalmente a distância e tem carga-horária total aproximada de 16h, dividida em quatro módulos:

 

Módulo 1 – Boas-Vindas

Traz um histórico do Prêmio Escola Voluntária e orientações

 

Módulo 2- Contexto e Fundamentos

Trata de conceitos fundamentais do Prêmio Escola Voluntária, como Juventude,  Voluntariado e Universo Escolar.

 

Módulo 3 – Processos e Resultados Esperados

Tem como objetivo fundamentar elementos do processo e dos resultados esperados nas escolas e nos jovens participantes do Prêmio Escola  Voluntária. Serão abordados os temas Educação Integral, Relacionamento Escola-Comunidade e Desenvolvimento de Competências.

 

Módulo 4 – Ferramentas

Tem como objetivo apresentar a base ferramental para a elaboração de projetos de  voluntariado em escolas.  Serão abordados os temas Redes e Gestão de Parceiras, Gestão de Projetos e Canvas de Modelagem de Projetos (especialmente adaptado para o contexto dos  projetos de voluntariado educativo).

 

Um Moderador estará à disposição dos alunos durante toda a Formação, para dúvidas e mediando os fóruns de discussão.

 

Incentive a inscrição dos Educadores de sua escola! Não perca essa oportunidade de aprimorar e amplificar as ações de voluntariado na  escola.

 

Mais informações: 0800 770 11 55

 

 

                         

 

Secom/CPP