GT de Ensino de História e Educação ANPUH-SP
“50 anos de Ditadura Civil Militar no Brasil: Ensino de História e Educação”

A 2º Jornada de Ensino de História – 50 anos de Ditadura Civil Militar no Brasil: Ensino de História e Educação, organizada pelo GT de Ensino de História da ANPUH-SP, está com inscrições abertas.O evento, que será realizado no dia 27 de setembro, das 9h às 17h no prédio de História e Geografia da USP, é direcionado a professores de História da Educação Básica que poderão trocar experiências em sala de aula a partir da apresentação de relatos de prática.

Em tempos em que se relembram os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil (1964), esse evento e seus desdobramentos ganham volume com novas publicações, debates, encontros acadêmicos e na imprensa, com destaque para a repressão, perseguições, prisões, torturas, desaparecimentos, luta armada, censura, exílio.

 

A Educação brasileira também sofreu duros golpes durante a ditadura, notadamente o ensino de História, com sua supressão do currículo escolar ou pasteurização de conteúdos, a criação de novas disciplinas escolares laudatórias ao regime autoritário, a desvalorização salarial, as reformas educacionais que atingiram a universidade e a educação básica, a precarização da formação de professores e o crescimento desordenado da rede pública de ensino. Da mesma forma, as práticas e o cotidiano escolar sofreram transformações perversas que se fazem sentir ainda hoje.

 

Evocando o historiador Nicolau Sevcenko, a “… grande vantagem de estudar história consiste justamente na possibilidade, que ela nos propicia, de uma compreensão mais articulada das circunstâncias por meio das quais chegamos ao ponto em que estamos e, a partir daí, na possibilidade de uma melhor avaliação das alternativas que se apresentam e que podemos vislumbrar graças à ampliação da perspectiva temporal.”. (A Corrida Para o Século XXI – No Loop da Montanha Russa. SP: Cia das Letras, 2001, p. 55)

 

Nesse sentido, o GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP propõe para sua 2ª Jornada de Ensino – 2014, o necessário e relevante debate sobre os “50 anos de Ditadura Civil-Militar no Brasil: Ensino de História e Educação”.

Clique aqui para mais informações e inscrição.

Programação
27/setembro/2014, sábado, FFLCH-USP

Manhã
1. 9h – credenciamento
2. 9h30 – Conferência de Abertura: Profª. Drª. Maria Rita de Almeida Toledo (UNIFESP)
3. 10h30 às 12h30 – Mesa Redonda “Memórias do ensino de história em tempos de ditadura”
Profª. Maria Claudia de Almeida Viana Junqueira,
Profª. Arlete Diogo
Prof. Severiano Garcia Neto

Tarde
4. 14h às 16h30 – Apresentação de relatos de prática
5. 16h30 – Conferência de Encerramento: Profª. Drª. Helenice Ciampi (PUC-SP)

Secom/CPP