A 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) premiou 266 estudantes na última quarta-feira, 18. Cerca de 4 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior de todo o país participaram da competição, que foi organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

No total, mais de 200 mil estudantes e professores concorreram na olimpíada que foi dividida em três fases. Dos 266 premiados, 82 são do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 71 do nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental); 61 do nível 3 (ensino médio) e 52 do nível universitário. 

 

A próxima etapa para os estudantes será participar da Olimpíada Internacional de Matemática. No entanto, os estudantes premiados não têm vaga garantida na disputa, que ocorrerá em julho de 2014 na África do Sul. Os classificados vão passar por um processo de treinamento e o resultado deve sair no início de maio do próximo ano.

 

Segundo o coordenador-geral da competição, Carlos Gustavo Moreira, o objetivo principal da olimpíada é colaborar para o ensino da matemática, tornando-a mais criativa e conectada com a ciência, além de descobrir talentos para a pesquisa científica. 

 

Ainda de acordo com Moreira, o Brasil tem ficado entre os 20 primeiros do ranking e a expectativa é que o país consiga bons resultados daqui para frente.

 

SECOM/CPP