Temor é que desigualdade entre estudantes mais pobres aumente após a pandemia de coronavírus

Professores ouvidos pela quarta fase da pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil”, realizada pelo Instituto Península, estão preocupados com a aprendizagem de seus alunos. Segundo o levantamento, 60% acreditam que os alunos não estão evoluindo no aprendizado e 91% acham que haverá um aumento da desigualdade educacional entre os alunos mais pobres.

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Realizada entre 16 e 26 de novembro, com 2.961 professores em uma mostra representativa de todo o Brasil, a nova fase da pesquisa aponta que na percepção dos professores, apenas 28% dos alunos estão motivados a fazer as atividades escolares em casa.

Professores não estão seguros para retornar às aulas

Após quase 10 meses de isolamento, 72% dos professores seguem dando aulas de forma remota. No entanto, 54% dos educadores acreditam que o futuro da educação deve ser o o ensino presencial e 44% acreditam que será o formato híbrido. Os outros 2% apostam que o modelo online permanecerá. E apesar de toda a insegurança e os desafios impostos pela pandemia, 61% dos professores se sentem motivados para 2021.