O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite do dia 11, terça-feira, com  42 votos a favor, dois contrários e nenhuma abstenção, o Plano Municipal de Educação (PME). O texto aprovado foi o substitutivo proposto pela Comissão de Finanças e Orçamento sobre o projeto 415 proposto pelo Executivo no ano de 2012.

 

As manifestações a favor do texto aprovado e as contrárias a ele começaram logo pela manhã. De um lado, representantes de grupos ligados à igreja católica entoavam cânticos religiosos.

Contrários àquele grupo, pessoas ligadas a movimentos populares (LGBTT, mulheres, etc.), associações representativas dos profissionais da educação e outras categorias como a dos profissionais da saúde, apresentaram danças populares e defenderam o fortalecimento das estratégias e metas voltadas:

– à promoção da igualdade de gênero e da valorização da diversidade e combate a qualquer tipo de violência e discriminação, na perspectiva da garantia dos direitos humanos;

– ao financiamento, de forma que o município comprometa-se com a ampliação de recursos para a educação e garanta a exequibilidade do Plano;

– a expansão das escolas públicas de educação infantil, universalizando o acesso à educação infantil com qualidade a todas as crianças;

– à redução do número de alunos por sala de aula;

– à formação continuada dos profissionais do magistério e de profissionais dos demais segmentos que atuam nas escolas;

– à gestão democrática:

– Composição, atribuições e condições de funcionamento do Conselho Municipal de Educação.

 Monitoramento do Plano de Educação, em médio prazo.

 Fortalecimento do Fórum Municipal de Educação, enquanto responsável pela coordenação dos processos de avaliação do referido plano e elaboração do próximo.

O Plano Municipal de Educação deverá orientar o Executivo no planejamento da educação da capital paulista nos próximos dez anos. A segunda votação do PME está prevista para acontecer no dia 25 de agosto e os vereadores já estão se movimentando para construir substitutivos ao PL para apreciação definitiva.

Secom/CPP