
Foto: Envato
Infelizmente, alguns de nossos associados relataram ter sido vítimas de tentativa de golpe envolvendo o nome do CPP.
O golpista envia ao professor uma mensagem de WhatsApp se passando por um dos advogados da entidade, inclusive anexando cópias de documentos oficiais pertencentes a processos desse professor, e pedindo dados bancários para a realização de um suposto pagamento de indenização. Em seguida, o falso advogado faz uma ligação de vídeo para a vítima, a fim de conseguir uma imagem de seu rosto. Outras abordagens também envolvem o pedido de pagamento de uma “taxa” para liberação do valor ganho em juízo.
Por isso, o Centro do Professorado Paulista, mais uma vez, alerta a todos os seus associados para que tenham muita cautela caso recebam mensagens, ligações telefônicas ou por videochamada solicitando dados pessoais ou qualquer outro tipo de informação por parte da entidade. O CPP também não cobra nenhuma taxa referente aos processos judiciais por mensagens.
“O CPP não envia cópias de documentos oficiais por Whatsapp e nunca realiza nenhum tipo de atendimento através de ligação de vídeo.”, enfatiza Dra. Ana Soares, advogada do CPP.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a unidade mais próxima do CPP ou fale diretamente com nosso Departamento Jurídico da Sede Central, através do telefone 3340-0500.

Nesta da (11/04/2025) aconteceu comigo exatamente isso. Um tal de ROBERTO RODRIGUES, dizendo ser do STJ me chamou pelo ZAP (com LOGO DO CPP) informando (corretamente aliás), o número do processo e pedindo meus dados bancários. A princípio tentei contato com o CPP. Fiquei 15 minutos esperando e ninguém me atendeu (lamentável). Não entendo por que é tão difícil falar no DEPTO. JURÍDICO . Enfim, só informei agência e conta corrente e bloqueei. Incrível que me deram até o valor da demanda.
Espero mais atenção do CPP.
EM TEMPO: Liguei às 15:30 h. Então a justificativa de que era horário de almoço não cola.
Comigo aconteceu de forma diferente.. primeiro por whatsapp do CPP entrou em contato dizendo que o poder judiciário iria entrar em contato para recebimento de 10 mil reais..na ligação do judiciário pediu para comprar a tela e entrar no empréstimo..Sorte que não tem mais limite de empréstimo
Realmente mandam os dados da pessoa , o processo inteiro , logo achei que era golpe e entrei em contato pelo WhatsApp com o CPP e me informaram que não mandam nada sobre processo por mensagem, por telefone não consegui falar com CPP
Eu também recebi pelo WhatsApp, mad ignorei , bloqueei e denunciei. Incrível, mandaram todo o processo, com meus dados e o valor a receber. Muito fácil do associado cair