
O professor Paulo Sérgio da Silva enxerga bem longe, mais do que muitas pessoas. Como coordenador do projeto Agente Ambiental Mirim, da Escola Estadual Professor Veiga Júnior, em Iguape, ele multiplicou a conscientização dos alunos e da comunidade para que a qualidade do meio ambiente e um futuro sustentável sejam garantidos às novas gerações.
Os alunos iniciaram com noções de ecossistema, diversidade e ecologia. O Projeto Agente Ambiental Mirim ganhou respeito, apoio e notabilidade. Por isso, o Portal CPP ouviu os protagonistas.
Segundo o professor Paulo, o sucesso do projeto é o impactante empenho dos alunos em elucidar a comunidade para a educação ambiental. “São 90 alunos do Ensino Fundamental II, entre 10 e 14 anos. Nossa atividade é aos sábados, das 9h ao meio-dia, com parceria com a Escola da Família. Começamos com a educação ambiental, nosso eixo temático, mas temos, também, uma série de temas transversais como cidadania e inclusão social. É um trabalho bem diversificado. Procuramos fazer com que os alunos tornem-se multiplicadores de informação. Eles aplicam na prática tudo o que aprendem. Quer um exemplo? O lixo na escola, o uso correto da água, a conscientização da escola para que a comunidade saiba agir em relação ao meio ambiente. A presença dos pais é bem marcante.”
“No início do ano, fazemos um planejamento de todas as ações. Recentemente fizemos uma trilha, na região de Restinga, em Ilha Cumprida, cidade vizinha, onde foram estudados os manguezais, a vegetação de restinga e os sistemas associados à Mata Atlântica. A família sempre participa. Procuramos sempre manter esse elo. Temos muitas atividades agendadas, mas ressalto o Seminário de Educação Ambiental, em 5 de junho, com a participação das escolas públicas de Iguape e de Ilha Cumprida. O tema escolhido é “Árvores pela Terra”, um projeto da ONU para o plantio de 7 bilhões de árvores em todo o planeta. Estamos fazendo a nossa parte. Cada aluno planta a sua árvore e conscientiza a população. A ideia é fazer com que o aluno seja um agente multiplicador, estimular o espírito de empreendorismo e lutar por um mundo melhor”, finaliza o professor Paulo.
Alunos envolvidos com a cidadania opinam acerca do Projeto Agente Ambiental Mirim. João Victor Gouveia Carvalho, de 13 anos, aluno do 9º ano, está no segundo mandato como presidente do Projeto Agente Ambiental Mirim. “Muitas pessoas ficam envolvidas porque o projeto é bem feito e organizado. Visitamos outras escolas. Os alunos são muito comunicativos e interagem com os outros estudantes. Não posso deixar de mencionar o incentivo da madrinha do projeto, a professora Adenilda Suyama, dirigente de ensino, que sempre está presente para elogiar, nos ajudar e trabalha muito por esse projeto. É um exemplo para nós.”
Com 12 anos, cursando o 8º ano, a vice-presidente é a Alice Luiza Ferreira Antunes Alledo. Atuante há dois anos, a aluna enfatiza que todo o esforço é direcionado à comunidade.
A diretora cultural, Karla Duarte Bonfiglio, do 8º ano, considera o projeto como um exemplo para a população. “Estou desde o começo. O projeto ensina o sentido de cidadania. Já plantamos 900 árvores no total. Convido a todos que participem também.”
Como acima mencionado, Paulo Sérgio enxerga longe. Como professor readaptado, deficiente visual, é capaz de avistar soluções para um ecossistema em perigo e tomar a iniciativa de preservar o meio ambiente por meio de alunos conscientes, preparados, capazes de multiplicarem seus conhecimentos às suas famílias e à comunidade. Um espetacular exemplo de superação e cidadania.
Escola Estadual Professor Veiga Júnior
Av. Adhemar de Barros, 8, Iguape – SP, CEP 11920-000
Telefone (13) 3841-1223
