O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em 8 e 9 de novembro

No primeiro dia, o exame começará a uma da tarde e terá quatro horas e meia de duração. Serão aplicadas as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. No segundo dia, a prova começará no mesmo horário e terá cinco horas e meia de duração.

 Os alunos responderão às questões de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira, que o candidato pode optar por Inglês ou Espanhol, além da Redação. Para realizar a prova, o estudante deverá apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. Nestes dois dias, as provas terão início às 13h, horário de Brasília.

A nota do candidato, além de ser usada para ingresso em instituições de educação superior públicas, também abre portas para programas do governo federal. Uma boa média final pode garantir o acesso a programas como o Universidade para Todos (ProUni), o Ciência sem Fronteiras e o de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

Importante ressaltar que, na correção da prova, o Enem adota a teoria de resposta ao item — o valor de cada questão varia de acordo com o percentual de acertos e erros. Assim, a pergunta que obtiver um alto número de acertos será considerada fácil. Então, valerá menos. Mas, se o participante do exame confirmar uma questão com poucas respostas certas, ganhará mais pontos. Dois participantes que obtiverem o mesmo número de acertos, dificilmente terão a mesma média final.

 

Entretanto, a prova de redação tem método de correção diferente. Para a avaliação do texto, dois profissionais atribuirão nota que vai até 200 em cada uma das cinco competências atribuídas. Serão avaliados o domínio da norma padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta da redação e também a seleção e a organização das informações. Além disso, a argumentação e uma proposta de solução para os problemas abordados fazem parte dos critérios de correção.

 

Para ter acesso ao local de provas, o candidato deverá apresentar documento de identidade com foto. Durante o exame, terá que preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. Somente terá permissão para deixar o local da prova duas horas após o início.

Secom/CPP