Segundo a Secretaria Estadual da Educação a reorganização da progressão continuada foi pensada em conjunto com os servidores da rede estadual de ensino, durante mais de 70 reuniões, iniciadas pelo secretário Herman Voorwald em 2011.
Hoje,o Ensino Fundamental divide-se em duas etapas: do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano.
Para a SEE, com a nova formatação em três ciclos, os estudantes poderão ficar retidos três vezes ao longo do Ensino Fundamental, ao final de cada uma das etapas. Esses estudantes passarão por uma recuperação intensiva, ao longo de um ano, onde farão a revisão dos conteúdos com estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as suas necessidades.
Principais mudanças no Ensino Fundamental
A nova estrutura irá permitir o acompanhamento permanente do aluno ao longo dos ciclos, também, por meio das novas ferramentas de recuperação escolar, como a recuperação contínua, na qual as classes contam com um professor auxiliar, que dá suporte ao docente titular para o atendimento dos jovens com necessidade de reforço.
A Educação aponta que mais de 149 mil estudantes da rede estadual passam por alguma modalidade de recuperação. Na “intensiva” são atendidos 22 mil alunos. Já na modalidade “contínua”, 31 mil professores auxiliares dão suporte para os docentes titulares na recuperação imediata do conteúdo para 127 mil alunos.
A partir do próximo ano, a Avaliação de Aprendizagem em Processo da rede estadual ocorrerá ao final de cada bimestre. O exame é utilizado pelos educadores para analisar o nível de aprendizado dos estudantes e, com isso, traçar estratégias e metas para garantir o desenvolvimento dos alunos.
O Centro do Professorado Paulista divulgou em Procuradoria, o edital da Resolução da Secretaria da Educação nº 74, de 8 de novembro de 2013 que dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada.
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