A partir de hoje,(12), os interessados em prestar o Enem 2014, já podem se inscrever. . Entre as novidades desta edição estão melhorias em segurança e acessibilidade implementadas pelo INEP no Exame. São 115 instituições públicas de educação superior estão confirmadas para participação no Sisu até o momento. Também passaram a utilizar o Enem como forma de acesso direto duas universidades de Portugal.As inscrições estarão abertas até 23 de maio.

 

O programa Ciências sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos de intercâmbio nos semestres letivos finais do curso do estudante em instituições de ensino no exterior também são o grande atrativo aos jovens, com mais de 60 mil estudantes já beneficiados. As notas do Enem também são requisito para financiamento do Fies, Certificado de Conclusão do Ensino Médio e bolsas de estudos do Prouni e do Sisutec.

 

As provas estão agendadas para  os dias 8 e 9 de novembro.

 

O MEC prevê um recorde  nesta edição, com mais de 8 milhões estudantes inscritos no Exame. No ano anterior, 7,2 milhões de pessoas se inscreveram no Enem. Para se inscrever no Enem 2014, o estudante deve acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição é de R$35,00 e seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União).

 

O valor pode ser pago até o dia 28 de maio, sob pena de não ser confirmada a inscrição.No ato da inscrição o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova do Enem 2014, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

 

Estão isentos do pagamento da taxa os concluintes do ensino médio em 2014 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que declararem e comprovarem carência socioeconômica. Após concluir a inscrição, é essencial guardar número da inscrição e a senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

 

Algumas semanas antes da prova, os estudantes receberam em suas casas o Cartão de Confirmação de Inscrição Enem 2014, que será enviado para o endereço informado pelo estudante. No documento constam as seguintes informações: número de inscrição, nome completo, local, hora e data da prova do Enem 2014, indicação de eventual necessidade de atendimento diferenciado, opção de língua estrangeira e informação sobre a possível finalidade de certificação. Quem não receber, pode ter acesso ao cartão de confirmação do Enem 2014 no site do INEP.

 

Secom/CPP