Estudantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a agricultura familiar

Foto: Envato

Com objetivo de fomentar o ensino de educação alimentar, nutricional e sustentabilidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove, até o fim do mês, o “Rolê Agroecológico” na Zona Rural Sul e em hortas urbanas da capital paulista. As atividades tiveram início no dia 11 de setembro e ocorrem até o dia 29.

O programa funciona como projeto piloto e vai atender, no total, cerca de 550 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de 13 diferentes escolas. Este grupo, segundo a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, foi escolhido por conta do currículo que inclui maior ênfase nos elementos da educação ambiental. A previsão é estender a implementação para toda a rede municipal paulistana a partir do próximo ano.

O “Rolê Agroecológico” permite que os estudantes conheçam mais sobre como funciona a agricultura familiar, tenham contato direto com os alimentos, passando a ter uma alimentação mais saudável, além de aprender sobre sustentabilidade.

Os roteiros ocorrem em 14 endereços diferentes dentro da cidade de São Paulo, e cada uma das propriedades tem uma particularidade que poderá ser explorada durante as atividades pedagógicas. Já os agricultores participantes do projeto são antes capacitados para receberem os estudantes para a vivência.

“O intuito é que os alunos tenham uma experiência inovadora que os faça olhar para os alimentos que consomem de forma diferente. Além disso, é imprescindível que nossas crianças e adolescentes saibam a importância da agricultura familiar tanto para a economia quanto para o abastecimento de alimentos na cidade”, afirma o secretário municipal da Educação, Fernando Padula.

Ao final da visita, todos os participantes recebem um kit feirinha orgânica com cinco itens: legumes, frutas, raízes, temperos e muda de plantas.