Foto: Pexels

GameMaker – ferramenta internacional de desenvolvimento de jogos com sede na Escócia – realizará uma ativação em parceria com a escola estadual Professor Eduardo Soares, na cidade de Alambari, interior de São Paulo, com o objetivo de ensinar jovens estudantes sobre a profissão de desenvolvedor de games, explorando como isso pode se tornar uma carreira.

A iniciativa surgiu como um esforço da GameMaker para incentivar mais jovens brasileiros a fazer jogos. As ações da empresa visam fortalecer o setor de games no país, apoiando os futuros criadores de jogos, auxiliando na formação de novos profissionais e incentivando os jovens a seguirem essa carreira por meio de treinamentos.

O evento contará com cerca de 100 alunos da escola que terão um dia repleto de atividades envolvendo o setor de desenvolvimento de games com um curso profissionalizante de criação de jogos com GameMaker. O objetivo geral é demonstrar como a criação de jogos pode ser transformada em uma carreira mais acessível por meio da plataforma.

“Vemos o Brasil como um dos maiores mercados de desenvolvimento de games do mundo. Grandes profissionais são formados no país, mas vemos que ainda há muito a ser explorado, e muito mais jovens podem ser incentivados a ingressar em um setor que está crescendo, começando aqui em Alambari”, destaca Russel Kay, Head da GameMaker.

A escola Professor Eduardo Soares, onde acontece a ação, integra o sistema PEI (Plano Educativo Individualizado) e será palco desta oficina para alunos e professores, com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre criação de jogos. Para os professores, o conteúdo é uma ampliação do conteúdo de tecnologia já abordado no currículo escolar.

“Abraçamos a oportunidade de realizar um workshop voltado para o desenvolvimento de games para mostrar como essa indústria é uma nova oportunidade de carreira para nossos alunos. Como a maioria deles é da zona rural, vimos nessa ação uma forma de explorar a tecnologia como um caminho no mercado de trabalho, mostrando que existem muitas possibilidades além do ambiente em que estão inseridos. Graças à internet, nossos alunos podem ter uma carreira global na criação de jogos”, afirma Luiz Fernando Delgado, diretor da escola Prof. Eduardo Soares.

“O GameMaker nasceu como uma ferramenta de ensino. Nunca esquecemos nossas raízes, por isso tornamos o GameMaker gratuito para escolas e professores. Com este projeto, reforçamos nosso objetivo de oferecer novas oportunidades para a nova geração”, acrescenta Russell Kay, chefe do GameMaker.