A Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria da Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade, começou a distribuição de sementes e ferramentas do programa Horta Educativa. A meta é levar conceitos sobre educação ambiental e alimentação saudável a alunos do 1º ao 4º ano do ensino Fundamental. Na primeira fase, cerca de cem escolas de todo o estado começaram a receber os kits. Mais de 1,6 mil educadores e gestores passaram por capacitação com técnicos da Secretaria da Agricultura sobre horticultura.
O kit contém carrinho de mão, mangueira, bacias plásticas, pá e enxadão, além de sementes de alface, cenoura, abobrinha, couve e chicória, entre outras. Os alimentos colhidos, sem agrotóxicos, poderão ser utilizados na merenda escolar ou levados para casa.
Secom/CPP
Acho muito interessante os alunos participam intensamente da atividade. No ano passado, desenvolvi o projeto com os alunos de 1º ano e todos curtiram e acompanharam o desenvolvimento desde o preparo da terra até a colheita. Os pais acompanharam a atividade visitando a horta na reunião de pais, com perguntas para seus filhos e visitas esporadicas. Plantaram alface, cebolinha e salsinha levando para casa no final. Atividade no começo é cansantiva , mas muito gratificante. Não tive esse tipo de incentivo.