Alunos de duas escolas públicas de São Paulo participaram de dois workshops gratuitos de diagramação pelo projeto Caminhos da Sustentabilidade. Ao todo 74 estudantes participaram dos treinamentos que acontecerem nas escolas estaduais Professor Ennio Voss e Professor Emydgio de Barros, nas zonas sul e oeste da capital e são finalistas no projeto. No treinamento, ministrado por profissionais de design, os jovens aprenderam a diagramar suas reportagens no jornal “Sustentabilizando”, nome definido pelos participantes e que representará São Paulo entre as 10 cidades brasileiras que integram a iniciativa. O evento foi realizado em 13 de setembro.

O projeto é uma iniciativa cultural e educacional que utiliza o jornalismo como meio de expressão para que professores e alunos da rede pública discutam as metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas cidades. Em São Paulo, o projeto teve início em maio, com a realização de uma oficina de capacitação para professores da rede estadual, e teve sequência com a inscrição das reportagens elaboradas pelos próprios estudantes. Na fase atual, os alunos passam pelo Dia do Design, que é este workshop de diagramação e editoração gráfica realizado por especialistas.

Confira imagens do Dia do Design em São Paulo realizado dia 13/09.

Entenda o projeto Caminhos da Sustentabilidade

O Caminhos da Sustentabilidade foi criado pela Flamingo Comunicação, com apoio da Diretoria de Ensino Região Centro Oeste, e tem o patrocínio da Sotreq, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com este patrocínio, o projeto percorre as cidades de Bauru-SP, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Vespasiano-MG e João Pessoa-PB. Outras cidades previstas no escopo do projeto são: Paulínia-SP, Camaçari-BA, Belford Roxo-RJ e Sorriso-MT.

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto Caminhos da Sustentabilidade busca estimular alunos e professores de escolas públicas a propor soluções de desenvolvimento sustentável por meio da produção de matérias jornalísticas sobre seus próprios contextos e perspectivas sociais. O produto final do projeto é o Jornal da Cidade, uma publicação com as reportagens vencedoras no município e que, no processo de diagramação, recebe nome próprio escolhido por professores e alunos. Mas para isso são realizadas várias etapas: oficinas de capacitação para professores, orientação aos alunos para a produção das reportagens, seleção por júri e por votação popular, dia do design, entrega de exemplares do jornal impresso nas escolas vencedoras e, por fim, a distribuição do livro Caminhos da Sustentabilidade que reunirá todas as reportagens vencedoras, de todas as cidades. Acesse aqui e saiba mais informações.