Quem passava pela avenida Liberdade na madrugada da quinta-feira (12/2) se espantava com o cordão de pessoas junto ao muro da FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), próximo à estação São Joaquim do Metrô. Ao menos 130 alunos da faculdade formavam uma fila no local por volta das 5h45 da madrugada para conseguir atendimento e resolver problemas com o cadastro no Fies (Programa de Financiamento Estudantil).
Os estudantes reclamam de dificuldades para fazer o aditamento (renovação), e efetivar novos cadastros no programa do governo federal. As filas em frente à faculdade vêm se repetindo desde o início desta semana, já que a FMU concentra o serviço que atende todos seus estudantes com Fies apenas em uma unidade da instituição. Na terça (10/3), cerca de 40 estudantes chegaram a fazer um protesto bloqueando a avenida Liberdade por aproximadamente duas horas.
O Fies, operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), tem cerca de 1,85 milhão de alunos inscritos. O estudante que adere ao programa tem a mensalidade bancada pelo governo em instituição privada. O valor é restituído à União após a formatura.
Secom/CPP