A APAMPESP – Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo completa 20 anos.

A mais nova das entidades de professores do Estado de São Paulo lançou a sua primeira semente na década de 80, no 4º andar da sede central do Centro do Professorado Paulista.

Naquela ocasião um pequeno grupo de professores se dirigiu ao presidente do CPP para solicitar um espaço para se reunir, pois pretendia fundar uma associação somente de aposentados. O grupo foi recebido, também, pela professora Loretana Paolieri Pancera, vice-presidente do CPP, que o ouviu atentamente, dando-lhe total apoio e orientação.

O grupo, já liderado pela professora Zilda Halben Guerra, iniciou a sua maratona percorrendo vários municípios para consolidar a fundação da nova entidade.Não foi fácil, mas a luta valeu a pena.

Aquele pequeno grupo foi crescendo e, no ano de 1994, mais propriamente em 18 de outubro, as “professorinhas” como ainda são chamadas, fundaram a APAMPESP. Vinte anos de lutas e vitórias, mas sempre presentes, sem esmorecer.

Esta é a razão pela qual a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo  homenageou a APAMPESP, em 20 de outubro de 2014.

 

Entretanto, a APAMPESP não se esqueceu dos que apoiaram aquele pequeno grupo de professores, destacando-se o Centro do Professorado  Paulista, na pessoa da professora Loretana.

 

A 1ª vice-presidente do CPP, num gesto amigo de fidelidade, ao receber a homenagem na Assembleia parabenizou a entidade aniversariante e seus dirigentes, especialmente a professora Wally. E, com muita emoção, enalteceu a fundadora  Zilda Halben Guerra, já falecida, como a grande idealizadora da APAMPESP.

 

Secom/CPP