Nesta quarta-feira, 27, o governador de São Paulo, Geraldo Ackmin, anunciou uma parceria com o Google para ensinar professores da rede estadual de ensino a usar ferramentas online, como Gmail e Docs, além de um sistema de aulas em vídeo pela internet.

Embora não tenha duração definida, a capacitação, segundo a Secretaria da Educação do Estado, deve durar todo o ano de 2014. Com isso, os alunos e professores terão, gratuitamente, acesso à versão educacional dos programas, que são pagos se usados por empresas e outras organizações.

Um canal de videoconferência, que usará o sistema Hangouts, será usado para aulas e discussões à distância para as cerca de 5.000 escolas, conforme esclarecimento do governador. “Uma plataforma colaborativa como essa faz as escolas saírem de seus muros.”

Ainda não foi especificado se as sessões virtuais substituirão as presenciais ou se serão obrigatórias.

As licenças que serão cedidas ao governo permitem integração ao sistema da SEE. Assim, será possível personalizar domínio de e-mail, por exemplo, e compartilhar conteúdo em rede, o que facilita a disseminação de conteúdo por parte dos educadores.

Treinamento

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap) será a responsável por oferecer o treinamento, que englobará todos os professores, com funcionários de tecnologia do governo e supervisão da empresa americana. O conteúdo será ministrado por meio de aulas presenciais e à distância.

SECOM/CPP