Segundo a SEE, o projeto-piloto Early Bird, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, que disponibiliza aulas de inglês para alunos a partir dos 6 anos de idade, foi expandido.

Este ano, as aulas serão levadas a 56 escolas estaduais, sendo 11 unidades da capital e as demais em 45 municípios da região metropolitana e do interior do Estado. No total, são atendidos 14 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto utiliza uma metodologia diferente, desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã (RUA), que tem como foco o trabalho da oralidade sem comprometer a alfabetização. A parceria com Holanda foi firmada por ser um país referência no ensino do segundo idioma para alunos em tenra idade.

 

A inovação está articulada ao programa Ler e Escrever e já foi inserida na grade curricular das escolas. Nessas unidades, os alunos têm aulas duas vezes por semana, sempre com atividades lúdicas, como músicas e jogos.

Aos  professores de inglês que atuarão no programa, a Educação ofereceu, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Professor (EFAP), um curso especializado na metodologia com duração de uma semana.

 

Secom/CPP