O Instituto Brasileiro de Museus, entidade que administra 30 unidades nacionais, informou nesta semana que 15 delas passam por algum tipo de reforma. Completamente fechados são quatro, sendo o Lasar Segall, em São Paulo; o de Arte Religiosa de Cabo Frio e o de Arte Sacra de Paraty, no Rio de Janeiro; e o Museu do Café, em Minas Gerais.
Segundo o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, a necessidade de mudanças ocorre, na maioria dos casos, pela idade dos prédios que abrigam as coleções. Recentemente, cerca de R$ 150 milhões foram destinados à manutenção dos museus federais, cujos recursos são oriundos do PAC das cidades históricas.
Na capital paulista, embora não seja de responsabilidade do instituto, o Museu do Ipiranga também está fechado por causa de obras. Ao todo, o Brasil tem 3.300 museus.
Secom/CPP
Apenas uma correção na última frase do primeiro parágrafo. Dentre os museus adimistrados pelo Ibram, em reforma, está o Museu Regional de Caeté, em Minas Gerais, e não Museu do Café.
Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Museus