Os números da Secretaria de Segurança Pública impressionam. No ano passado, 10.047 crianças e jovens de 0 a 18 anos desapareceram no estado de São Paulo. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram mais 5.293 jovens desaparecidos.

A foto digital chega para ser  mais uma aliada na busca por desaparecidos. Junto ao cadastro dos estudantes da rede estadual de São Paulo,  a fotografia do estudante poderá ser compartilhada com a polícia. O formado terá 3×4 de frente e de perfil e serão acessadas assim que a família registrar o boletim de ocorrência. Será com base nessas fotos que a polícia fará as projeções do retrato da vítima. O sistema, que terá o gerente de organização escolar como único profissional a ter acesso, será atualizado anualmente.

Os dados desse sistema serão usados, também, para as carteirinhas dos estudantes. Além da foto digital e dos dados de cada aluno, o documento terá um certificado digital denominado como QR Code. Por meio da ajuda da câmera do aparelho celular, o código se transforma em texto e servirá para o controle das escolas. Cada unidade de ensino será responsável pela impressão e distribuição das vias. As carteirinhas são os documentos que comprovam que os alunos estão regularmente matriculados na rede estadual e que dão direito à meia-entrada em eventos de entretenimento.

Secom/CPP