As inscrições para o Concurso Público Para Professor Educação Básica II já chegaram ao número de aproximadamente 60 mil inscritos. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (SEE), foi registrada média de dez mil inscritos por dia, cuja inscrição está aberta desde o dia 26 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 59 mil vagas para professores.

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro e o processo seletivo está previsto para 17 de novembro. A prova será realizada nos municípios-sede das 91 diretorias de ensino do estado de São Paulo.

 

O conteúdo das provas compreenderá a formação básica do professor e a formação específica de cada disciplina. Serão 80 questões objetivas e duas dissertativas. Além do exame, o processo seletivo é composto por avaliação de títulos. As vagas serão ofertadas regionalmente e cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de atuar.

 

Os candidatos poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira é a jornada reduzida, composta por nove aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas semanais. O número de aulas, no entanto, poderá ser ampliado nas atribuições de aulas.

 

Na opinião do professor Herman Voorwald, além de o concurso ser o maior da história, com amplo registro de interesse, as políticas salariais estão atrativas. “nossas ações de valorização contemplam ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da educação.

 

As inscrições podem ser feitas aqui.

O edital pode ser conferido aqui.

Instruções para candidatos podem ser conferidas aqui.

 

Foto: José Luis da Conceição

 

SECOM/CPP