Para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente, os estudantes do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, terão mais um espaço de contato direto com a natureza dentro da escola. Nos dias 31 de maio e 2 de junho e na semana de 7 a 10 de junho, as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I exploram uma trilha ecológica situada nas dependências do Colégio, atividade que faz parte do projeto da Pastoral chamado “Pequenos Guardiões da Casa Comum”.
Inspirado nos documentos do Papa Francisco, “Laudato Si” (Louvado sejas), em que o pontífice aborda a necessidade de combater a deterioração do meio ambiente, o projeto tem como objetivo despertar, de forma prática, a consciência ecológica, a responsabilidade ambiental e o cuidado com a vida em todas as suas manifestações, valores próprios da educação franciscana. O projeto também englobará outras disciplinas, que estão abraçando a iniciativa para abordar temas relacionados a diferentes áreas do conhecimento.
Nesta primeira etapa do projeto, após uma apresentação prévia dos objetivos da proposta em sala de aula, será iniciada uma caminhada exploratória na trilha, com extensão de 500 metros em meio a trechos da Mata Atlântica. Em um segundo momento, em uma atividade colaborativa interdisciplinar, as crianças começarão a elaborar os “10 Mandamentos do Pequeno Guardião” a partir de propostas de compromissos que eles entendem que precisam assumir para receberem o “título” de “Pequeno Guardião da Casa Comum”.
Em agosto, será feita a seleção e divulgação dos 10 Mandamentos do Pequeno Guardião. A cerimônia de inauguração oficial da trilha acontecerá em outubro, mês de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. Na ocasião, todas as propostas de compromissos feitas pelos alunos serão registradas em papel semente, e serão plantadas por eles na nova área, como gesto concreto do projeto, que prevê ainda a inauguração de estações com placas que trazem frases do Cântico das Criaturas criado por São Francisco. Nas estações, os alunos farão reflexões e atividades pedagógicas.
A iniciativa também proporciona um alcance que extrapola o ambiente escolar e amplia o repertório dos estudantes. Além dos compromissos e mandamentos, os alunos assumirão o desafio de plantar uma muda perto de suas casas, refletindo todo o conhecimento adquirido com o projeto.
“O cuidado com a vida, o acolhimento e o respeito ao próximo e ao meio ambiente e o cultivo para uma cultura de paz são valores próprios da educação franciscana. À medida que proporcionamos à criança, desde cedo, esse ambiente de aprendizagem voltado para a responsabilidade ambiental, mais significativos serão os efeitos de quando ela for adulta, que terá um olhar muito mais amplo e efetivo para estas questões”, comenta Maria Aparecida Rocha Scognamiglio, coordenadora da Pastoral do Colégio Franciscano Pio XII.
*Parabéns a nobre instituição na pessoa da coordenadora Maria Aparecida Rocha, isto mesmo precisamos cuidar deste espaço comum e o meio é a educação.
Fraterno Abraço
Marinalva Cavalcanti