Foto: Arquivo da Prefeitura de SP

Virada Cultural de São Paulo deve atrair 2 milhões de pessoas em 300 apresentações artísticas-culturais

A Prefeitura de São Paulo realiza a Virada Cultural 2022 neste sábado e domingo (28 e 29 de maio), com o objetivo de fortalecer a periferia e os equipamentos públicos da c Serão mais de 300 apresentações artísticas contemplando todas as modalidades e povos, entre os quais música, artes cênicas, danças e manifestações populares. Para este ano, espera-se um público circulante de 2 milhões de pessoas. A abertura acontece às 17h do sábado (28), com apresentação do maestro João Carlos Martins com a Vai-Vai, no palco Freguesia do Ó.

Com o lema da Virada do Pertencimento, a edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M’Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro). Haverá programação especial em diferentes Centros Educacionais Unificados (CEUs) como workshop de moda, oficina de tintas naturais e contação de história. Diversas atrações serão acessíveis, com Libras, audiodescrição e, ainda, espaços reservados para pessoas com deficiência.

Entre os destaques da programação, estão shows de artistas como Luísa Sonza, Ludmilla, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Vitão, Pocah, BK, Rael, Black Alien, Rincon Sapiência, Diogo Nogueira, Barões da Pisadinha, Djonga. Confira a programação completa no site oficial.

“A Virada Cultural, que já é um patrimônio da cidade de São Paulo, tem um significado especial neste ano, pois só está sendo possível porque os paulistanos confiaram em nós, seguiram os protocolos e acreditaram na vacina e isso nos permitiu retomar as atividades com segurança e responsabilidade”, avalia o prefeito Ricardo Nunes. “E estou ainda mais feliz porque a Virada estará em todas as regiões da cidade, dará voz aos talentos da periferia e unirá o erudito, o maestro João Carlos Martins, ao popular, que é a Vai-Vai, logo na abertura da grande festa da cultura paulistana”, completou.

Um dos maiores eventos culturais da capital paulista, a Virada Cultural tem um impacto extremamente positivo para a cadeia econômica, movimentando desde a equipe de produção dos shows e artistas, até o turismo, como companhias aéreas e redes de hotéis. Dar a oportunidade para a pluralidade das diversas linguagens artísticas presentes em São Paulo será o foco deste evento que, além de traduzir a potência da cidade, também é responsável pela formação de público e fomento à cultura.

“É um ano especial, é o ano da volta. É um ano de agradecimento, depois de tantas perdas. O que temos falado é que a Cultura vai fazer com que as pessoas voltem a sorrir”, define a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. “E não tem nada melhor do que a música, o teatro e todas as linguagens artísticas, que é o que oferecemos na Virada Cultural, para fazer com que as pessoas sintam esse aconchego, esse momento de felicidade que só a cultura proporciona”, conclui.

A Virada Cultural 2022 foi pensada para fortalecer a periferia e os equipamentos públicos da cidade de São Paulo, de forma a evidenciar que o evento, para a sociedade, é a concretização de uma política pública na veia, como declarou a secretária.

“Estamos oferecendo para a população uma programação de extrema qualidade que, em outras ocasiões, como festivais particulares, não estaria acessível para a grande maioria. Isso é uma devolutiva da Prefeitura. Isso é a concretização de uma política pública na veia”.

A Virada do Pertencimento mostra que tudo vira palco e exalta o orgulho dos artistas periféricos de pertencerem a essas regiões e de defenderem suas tradições, linguagens, manifestações e artes. Voltada a todos os públicos, inclusive o infantil com as Viradinhas, a festa se espalhará por 96 endereços oficiais da Prefeitura, contando com cinco palcos diferentes no Vale do Anhangabaú e 40 equipamentos culturais municipais participantes – 8 teatros, 12 casas de cultura, 10 delas com ações internas e duas com palco externo, 11 centros culturais e 11 bibliotecas.

“São Paulo abraça esse evento gigante porque ele é o reflexo e o desenho do que São Paulo é. Por isso a importância de a Virada ter entrado para o calendário oficial de eventos da cidade. E neste ano, promovemos a Virada do Pertencimento, para todo mundo participar. Para todo mundo se ver”, finaliza Aline Torres.

Este ano, a Virada Cultural conta com a parceria institucional com o SESC (Serviço Social do Comércio), que traz programação gratuita em todas as suas unidades, ampliando ainda mais a Virada em todas as regiões da cidade.

Acessibilidade

Diversas atrações serão acessíveis, com Libras, audiodescrição e, ainda, espaços reservados para pessoas com deficiência, graças a uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência (SMPED).

Os destaques da programação ficam por conta de Kevinho e Luísa Sonza, que terão shows no Palco Viaduto do Chá, Centro Histórico de São Paulo. Haverá também Criolo no Palco Parada Inglesa, Glória Groove no Palco Itaquera e Ludmilla no Palco Freguesia do Ó, e todos esses acessíveis para pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Equipamentos públicos como centros culturais, casas de cultura e teatros também vão receber Libras e audiodescrição. No Centro Cultural de Santo Amaro a comédia documental “O Subnormal” (dia 28, às 20h) narra a trajetória do ator Cleber Tolini, que aos 24 anos, após uma neurocirurgia, teve seu nervo ótico afetado e passou a enxergar 20% (baixa visão ou visão subnormal).

As atrações de sábado seguem também no Palco São Miguel Paulista, com Cynthia Luz, Mato Seco e Tribo de Jah. No Palco Cidade Tiradentes, ainda no dia 28, “MV Bill convida Kmila CDD, Karol Conká e Black Alien”, todos com tradução para Língua Brasileira de Sinais.

Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, a Virada Cultural é uma festa democrática, onde todos são bem-vindos, principalmente as pessoas com deficiência, estejam elas na plateia ou nos palcos.

“A Virada é um evento que convida a população a se apropriar dos espaços públicos por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares e é por isso que neste ano trabalhamos para ampliar o número de atrações com intérpretes de Libras a fim de garantir que todos sejam incluídos nessa grande programação cultural”, destaca.

Confira a programação

Virada nos CEUs

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também terá uma programação especial de eventos na Virada Cultural em diferentes Centros Educacionais Unificados (CEUs) como workshop de moda, oficina de tintas naturais e contação de história no CEU Três Lagos. Haverá ainda, apresentações musicais, de dança e recital de poesia no CEU Meninos. No CEU Pera Marmelo, o público poderá se divertir com oficinas de samba rock, forró universitário e baile da melhor idade.
Confira, abaixo, a programação completa:

Programação – CEUs

CEU Evento Data Horário

Três Lagos Apresentação da Emef “Dia da família” 28/mai 9h

Três Lagos Workshop de moda 28/mai 10h

Três Lagos Show musical – Sax 28/mai 13h

Três Lagos Samba rock 28/mai 14h

Três Lagos Samba de gafieira 28/mai 14h30

Três Lagos Contação de história e brincadeira com a artista educadora, Patrícia Nogueira 28/mai 10h

Três Lagos Oficina de tintas naturais 28/mai 14h

Três Lagos Música – sertanejo/piseiro com Miih Galucci 29/mai 13h

Três Lagos Apresentação de dança – sertanejo 29/mai 14h

Três Lagos Roda de conversa “Mães solo” 29/mai 15h

Meninos Apresentação musical do prof. Fábio Martins 28/mai 16h

Meninos A.D.C Grupo de Capoeira Irmãos Unidos do Bonfim 28/mai 14h

Meninos Apresentação k-pop 28/mai 17h30

Meninos Apresentação Coletivo Nago-Virada 29/mai 14h

Tiquatira Recital de poesia 28/mai 9h30

Tiquatira Apresentação de copeira 28/mai 9h30

Tiquatira Cineceu 28/mai 10h

Tiquatira Desfile 28/mai 12h

Tiquatira Exposição temática artes híbridas – Centenário da Semana de Arte Moderna 28/mai A partir das 9h30

Tiquatira Contação de história – biblioteca 28/mai 14h

Tiquatira Cineceu 28/mai 14h

Tiquatira Música – São Mateus Lado Leste do Brasil 28/mai 16h

Tiquatira Oficina de confecção de pipas 29/mai 10h

Tiquatira Ginástica em grupo 29/mai 14h

Tiquatira Exposição “Arte e Movimento” 29/mai A partir das 9h30

Tiquatira Oficina criativa 29/mai 15h

Quinta do Sol Abertura com roda de samba 28/mai 18h

Quinta do Sol Pintura, colagem, desenho 29/mai 10h

Quinta do Sol Aulão de dança 29/mai 11h

Quinta do Sol Apresentação do grupo Lotus 29/mai 12h

Quinta do Sol Aula de capoeira 29/mai 13h

Quinta do Sol Apresentação de street dance 29/mai 14h

Quinta do Sol Fechamento com DJ Willa 29/mai 15h

Perus Concerto orquestra de musicista 29/mai 12h

Parque Anhanguera Raffa Kiq – lançamento do cd 28/mai 16h

Pera Marmelo Ballet 28/mai 10h

Pera Marmelo Dança contemporânea 28/mai 11h

Pera Marmelo Oficina samba rock 28/mai 13h

Pera Marmelo Oficina de forró universitário 28/mai 14h

Pera Marmelo Oficina de samba gafieira 28/mai 15h

Pera Marmelo Pera fitness (zumba) 28/mai 16h

Pera Marmelo Baile melhor idade 28/mai 16h

Pera Marmelo Dom Quixote de La Sampa e a máquina do tempo 29/mai 15h

Alvarenga Quebra de Cariri 28/mai 16h

Caminho do Mar Grupo jovem – Attos 28/mai 18h

Caminho do Mar Afromix 28/mai 9h

Caminho do Mar Música instrumental brasileira 28/mai 10h

Caminho do Mar Sarau Jabaquara 28/mai 15h

Caminho do Mar Apresentação de dança do ventre 29/mai 14h