O Centro do Professorado Paulista representado pelo seu presidente, professor José Maria Cancelliero, e das vices, professora Loretana Paolieri Pancera e Maria Lúcia de Almeida, 1ª e 3ª respectivamente, estiveram na tarde de 30/10/2013, na audiência realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com o Secretário da Educação, no auditório Franco Montoro.
Os pontos primordiais expostos pelo professor Herman Voorwald são a dificuldade em restruturar a Educação, a necessidade da autonomia nas escolas para poderem tomar decisões independentes. A fundamental importância da Comissão Paritária em garantir aos profissionais da educação maior valorização e atraí-los com mais oportunidades de trabalho também foi um ponto comentado.
O indispensável diálogo com as entidades representativas do magistério foi um tópico acentuado.
O Secretário Herman Voorwald enfatizou que é preciso uma Campanha de Prevenção na Saúde, uma vez que o estresse e a psiquiatria são desafios do dia a dia na escola.
Citou que haverá novidades no processo de aposentadoria em 2014 por meio da utilização de melhores recursos tecnológicos para que haja redução no prazo estimado em 90 dias.
O Secretário se comprometeu em implementar o inglês nos primeiros anos, a um maior empenho na formação dos docentes e viabilizar o reforço.
O Centro do Professorado Paulista estará atento a viabilização de todas as medidas citadas e cobrará o comprometimento da Secretaria Estadual da Educação na realização destas providências.
Quanto ao processo de aposentadoria continua a mesma morosidade. Meu tempo deu no início de agosto passado. Após todos os trâmites de ida e volta para SP, confere aqui confere lá, estou nas mãos da boa vontade da DE Rio Preto para conferir/digitar mais uma vez e só depois esperar os três meses.
Meu processo é fácil, dou menos ou equivalente a 6 abonadas por ano e não tenho licenças saúde.
Obs: No serviço público federal todo o trâmite demora 1 mês.
Ah! E não tem com quem reclamar e sim continuar dando aulas de graça.