O Centro do Professorado Paulista, conforme indicado ao longo da semana passada, durante o embate de liminares da Justiça contra e a favor de aulas presenciais, vai apoiar chamado de greve da categoria. A posição foi definida na tarde desta segunda-feira, em reunião da diretoria executiva.
Como entidade de classe que representa mais de 120 mil associados, o CPP se mantém firme na conclusão de que neste momento, de avanço da pandemia não apenas no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, com hospitais à beira da lotação máxima, a reabertura de escolas é extremamente arriscada.
Embora o governo alardeie que as escolas foram equipadas com equipamentos de segurança sanitária, vários são os relatos de profissionais da comunidade escolar indicando o contrário. Há escolas sem itens de higiene básica, o que sempre foi realidade nas instituições públicas.
Os professores estão trabalhando duro desde o ano passado, remotamente, a fim de garantir atividades escolares durante a crise. Todos tiveram que se adaptar ao universo digital, com esforço hercúleo para atender aos alunos. Obviamente, ensino a distância não é o melhor modelo, mas é o que se mostrou possível diante da emergência.
Crianças e jovens não possuem a maturidade dos adultos para seguir protocolos sanitários, como uso correto de máscara, distanciamento mínimo e lavagem constante das mãos. Para segurança de todos, portanto, as aulas presenciais só devem voltar depois que os profissionais da Educação forem vacinados. É isso o que defende o CPP, inclusive sugerindo que professores façam parte do grupo prioritário de imunização.
O secretário da Educação, Rossieli Soares, em nenhum momento se dispôs a conversar com os representantes do magistério para elaborar o retorno às escolas. Apenas impôs seu modelo de gestão arbitrária, sem espaço para o contraditório. Diante disso, não há resposta que não o chamado de greve, em conjunto com as demais entidades da categoria.
Momentaneamente, o direito à vida se sobrepõe ao direito à escola. Mesmo porque este direito tem sido ofertado remotamente. Aulas presenciais podem esperar até que a comunidade escolar se apresente imunizada, para o bem-estar de professores, estudantes e seus familiares.
Não à volta às aulas presenciais. E vacinação já!
Boa noite! Parabéns pela publicação do dia 02/02/2021. Mesmo que as escolas estejam equipadas, tem muitos professores que não tem carro para se locomover, e usam até 3 conduções para poder chegar a escola,pegando ônibus super lotados e sem condições de distanciamento, sem álcool gel, sem condições nenhuma, e esse retorno só piora a condução e a situação, fora a falta de fiscalização!!!!
O professor que for infectado por COVID pode preencher o CAT ( comunicado de acidente de trabalho)?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Viver é deixar fluir a essência daquilo que somos em meio à turbulência que nos cerca com essa pandemia sem temores ou ansiedade. Ao permitir que aquilo que sentimos complemente nosso lado racional, criamos a fusão que resulta no equilíbrio entre nosso interior e o mundo à nossa volta.Temos que usar o bom senso é a segurança do ser hunano
Boa tarde, gostaria de saber como o cpp está agindo contra a cobrança de previdência dos aposentados. ?
CPP: encaminhado ao Departamento Jurídico. Aguarde retorno por e-mail.
O professor que for infectado por COVID pode preencher o CAT ?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Se o CPP diz que é a favor da greve, o que eu faço? Se eu aderir sozinha à greve na minha escola, isso é possível? O ponto deve ficar em branco? Ou ela pode me dar falta? Estarei acompanhando meus alunos de forma remota, então podem cortar meu pagamento?
CPP: encaminhado à Presidência. Aguarde retorno por e-mail.
Creio que não devemos politizar ainda mais essa pandemia. Sou favorável ao retorno, desde que, se cumpram todos os protocolos de segurança. O aluno pode tar na praia, pode tar no mercado, está diariamente na rua sem mascará, sem seguir nenhum protocolo, está nos pancadões e etc.. por que não pode estar na escola? A escola é segura para as eleições mas não é segura para as aulas? Enfim deveriamos lutar para que tenha os insumos necessarios a fim que se cumpra os protocolos e não para não ter aula. Quando me filiei ao CPP, foi pela distinção entre este a APEOSP, cuja motivações e movimentações são apenas politias, há anos não representa a categoria. É com tristeza que vejo um certo “Alinhamento” entre as duas entidades, causando uma perda de identidade no CPP. Quero uma entidade que nos represente de forma tecnica, sem motivações politicas. Se quisesse estar cercado por “pelegos” estaria na “APEOSP”, espero que o CPP volte as suas origens, representando a categoria com seriedade, pautas inteligentes, com boa articulação com as autoridades como fora no passado não tão distante.
Quero saber se dia 08 o CPP declara greve!? Com participação remota ou greve total?
CPP: encaminhado à Presidência. Aguarde retorno por e-mail.
Tem algum documento para encaminharmos a escola.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.