Atualizado em 11 janeiro, 2024 às 12:06

O Centro do Professorado Paulista (CPP) lamenta profundamente a morte do professor José Maria Cancelliero, aos 83 anos, nesta quinta-feira (4), vítima de falência múltipla de órgãos. Zé Maria, como era carinhosamente chamado no magistério, presidiu o CPP de 2009 a 2022, quando se afastou da presidência por motivos de saúde.

Nascido em Piracicaba no dia 23 de maio de 1940, José Maria Cancelliero era licenciado em Pedagogia e ingressou no magistério em 1958, como professor no Grupo Escolar do Floral do Campo, em Cândido Mota (SP). Eleito professor do ano de 2022 pela diretoria do CPP, sua história é uma carta de amor para a Educação do estado de São Paulo.

Ainda em 1958, associou-se ao Centro do Professorado Paulista (CPP), iniciando uma trajetória duradoura junto à entidade, a qual presidiu de 2009 a 2022.

Durante seus anos como membro do magistério, colecionou inúmeras conquistas: instalou e dirigiu o Grupo Escolar de Nova Veneza, em Sumaré (SP), participou de diversos concursos públicos e alcançou o cargo de supervisor de ensino em Sumaré e Piracicaba.

A aposentadoria do professor José Maria junto ao magistério aconteceu em 1989, após 31 anos na ativa. No entanto, a partir de então, dedicou-se com mais afinco à luta pelos direitos dos professores. Em 1997, tornou-se o primeiro vice-presidente do CPP nascido no interior paulista.

Em 2009, por força de norma estatutária do CPP, assumiu em 12 de abril, a presidência da entidade, sendo reeleito em 2011. Sua luta em defesa do magistério e da Educação durou até 2022, quando se afastou do cargo de presidente por motivos de saúde.

“Além de um querido amigo, Zé Maria era um incansável defensor da Educação e dos nossos professores. Seu histórico legado ficará na memória e no coração de todos os apaixonados pelo magistério”, enfatiza a professora Loretana Paolieri Pancera, presidente do CPP, que sucedeu José Maria Cancelliero em 2022.

No Centro do Professorado Paulista, sua liderança foi a responsável por estruturar e expandir a comunicação da entidade, com a criação da TV CPP e dos canais digitais (portal e redes sociais), além da organização de uma gráfica própria na Sede Central.

Também reformulou o prédio da Sede Central, instalou elevador para pessoas com mobilidade reduzida e conquistou, junto à Prefeitura de São Paulo, um semáforo à frente do local, o que facilitou a locomoção de associados. Além disso, reformou todas as colônias de férias, também preocupado com acessibilidade e bem-estar dos usuários.

O corpo do professor Zé Maria será velado no Memorial Metropolitano de Piracicaba/Sala Esmeralda (Rua Cajobi, 326 – Jardim Continental/Chicó), entre 7h30 e 11h desta sexta-feira (5).

Neste momento de profunda tristeza, a diretoria do CPP presta solidariedade à esposa, Dona Arlete; aos filhos: Fernando, Fabio, José Maria Junior e Maria Laura; aos netos; aos amigos e aos colegas do professor José Maria Cancelliero.