O Centro do Professorado Paulista – CPP – marcou presença no seminário “O PNE e a Formação do Professor do Futuro”, realizado ontem, 27, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. O evento tratou essencialmente da necessidade de qualificação dos educadores, questão esta considerada imprescindível para a transformação do quadro educacional do país.
A mediação do debate ficou por conta do professor doutor João Gualberto Carvalho de Meneses. As palestras foram desenvolvidas pela vice-presidente da Academia Paulista de Educação (Ape), professora doutora Bernardete Gatti, que apresentou pesquisas relacionadas a uma crise atual na formação inicial do professor; e do secretário de educação do município de São Paulo, professor doutor Antonio Cesar Callegari, que abordou as metas do Plano Nacional de Educação.
De acordo com Bernardete, pesquisas recentes mostram que os cursos de formação de professores, sobretudo os de licenciatura, não têm promovido aprendizagem integral para atuação em sala de aula. Em geral, os cursos não apresentam disciplinas uniformes, carecem de programas de estágios consistentes e, em diversos casos, são ainda ministrados a distância, mas sem contar com o devido rigor de ensino que a modalidade exige.
Com base nos dados, Callegari ressaltou as 20 metas do PNE, entre as quais constam investimentos na qualificação dos profissionais da educação, como garantia de formação continuada na área de atuação e formação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e strictu-sensu, além de plano de carreira.
Na opinião do presidente do CPP, professor José Maria Cancelliero, os temas apresentados e debatidos foram pertinentes. “A formação do professor é sempre passível de tratamento, pois o tempo muda, sendo necessário adaptar o conhecimento à realidade atual. Quando priorizamos a qualificação do mestre, automaticamente consideramos a educação como um todo”, avalia, chamando atenção ainda para o impacto positivo dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a área.
Estiveram presentes o diretor de comunicação da entidade, professor Edgard José Fiusa; a primeira vice-presidente, professora Loretana Paolieri Pancera; o segundo vice-presidente, professor Silvio dos Santos Martins; a terceira vice-presidente, professora Maria Lúcia de Almeida; a diretora Maria Claudia Junqueira; e a diretora do Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci, professora Aurora Fioretti Novaes.
Clique aqui e veja o álbum de fotos.
Secom/CPP