Atualizado em 21 junho, 2024 às 13:11

O seminário “Bullying e Cyberlullying: Desafios da Lei 14.811/2024 para uma Convivência Ética nas Escolas“, promovido nesta terça-feira (18) pelo CPP São Carlos, foi destaque em matéria no site do jornal Primeira Página. O evento teve uma palestra da Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta e mediação do sociólogo Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA).

Houve ainda uma mesa de debates sobre o tema composta pelo professor Azuaite Martins de França, segundo vice-presidente do CPP e diretor regional do CPP São Carlos; pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Marquinho Amaral; pela diretora regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; pelo promotor de Justiça Flávio Okamotto; e pelo psicólogo Matheus Wada Santos. O ex-prefeito e ex-reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Newton Lima, também marcou presença.

“Temos incentivado as escolas a pensarem cada vez mais o tema da convivência. Hoje, temos uma rede de escolas públicas e particulares em que os jovens são formados para fazer o bem. Além disso, tivemos um aumento da cyberconvivência, mas não da regulação desta convivência, do estabelecimento de parâmetros para uma convivência harmoniosa”, ressaltou a professora Luciene, na ocasião.

“É nas relações das crianças e jovens com seus colegas e com seus professores que se desenvolvem valores fundamentais, como respeito à diversidade, aos direitos humanos, à democracia, à não violência, à tolerância, ao não preconceito e ao trabalho colaborativo. Essas relações precisam ser cuidadas e orientadas por profissionais da Educação. E eles precisam estar preparados para essa tarefa”,  complementou Callegari.