A violência cotidiana que se manifesta nas escolas influenciada pelas drogas, gangues e conflitos entre alunos e professores foi discutida em seminário realizado nesta terça-feira (3/6), na Câmara Municipal.
Iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o debate reuniu professores e especialistas em educação, que defenderam, entre outras medidas, uma participação maior dos pais nas escolas.
O professor José Maria Cancelliero, presidente do Centro do Professorado Paulista, chamou atenção para a política de baixos salários, a falta de condições humanas e materiais e a má administração dos recursos públicos, que também são fatores considerados como geradores da violência na escola e na sociedade em geral.
Ele disse ainda que a escola é um ponto importante nesta tarefa de solucionar o problema da violência e delinquência de adolescentes, jovens e, até mesmo, de crianças, pois, como espaço privilegiado de convívio e de formação da pessoa, precisa ter qualidade e se integrar à comunidade a sua volta. “A violência na escola é um tema de grande relevância, inserido no processo educacional”, enfatiza Cancelliero.
Secom/CPP