Em reunião na terça-feira, 13 de agosto, na sede central do Centro do Professorado Paulista,participantes da Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Estadual de São Paulo e membros da diretoria e vice-presidência do CPP, discutiram a realização da CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação e o PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação junto à participação da sociedade civil e associações.

Para a professora Loretana Paolieri Pancera, 1ª vice-presidente do Centro do Professorado Paulista, a reunião na sede central é de suma importância ”como entidade co-participante de uma das comissões do FEESP, o CPP considera a educação a “mola” mestra que, se bem defendida e considerada, alavanca o progresso do País. É indiscutível que a educação faz parte do futuro de um povo que anseia por uma sociedade justa e valorizada. Neste aspecto está o magistério, seja da escola pública ou privada.”

De acordo com a professora Neli Cordeiro de Miranda Ferreira, diretora-presidente da APASE – Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo“ neste momento há um grande empenho para se obter a maior participação possível da sociedade civil, que permitirá que a conferência seja democrática, mobilizando e motivando os participantes.

A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Com um caráter deliberativo apresenta um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Nesta reunião, todos procuraram garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

Presentes ao evento, também, estavam as professoras Maria Lúcia de Almeida e Maria Cláudia Viana Junqueira como representantes do CPP.

Secom / CPP