O que era um sonho, hoje é realidade. Uma realidade construída por meio de muitas mãos, suor e amor. Uma história de 30 anos de luta por aqueles que transformam, diariamente, a realidade do Brasil: o professor. No dia 24 de agosto, o Centro do Professorado Paulista Regional de Limeira (CPP) comemora seu Jubileu de Pérola.
E pensar que tudo começou no dia 12 de maio de 1983, na churrascaria Zelão, em Limeira. Neste dia, um grupo formado por 59 professoras aposentadas se reuniu para relembrar os velhos tempos de atividades escolares. Deste encontro, surgiu a ideia de criar uma associação para construir a Casa do Professor – um local para acolher os educadores aposentados ou de passagem.
Como todos eram associados ao CPP, um grupo seguiu até São Paulo, na sede central da associação. Lá, fomos recebidos pelo então presidente do CPP, professor Sólon Borges dos Reis e pelo diretor administrativo, professor Palmiro Menucci. Estava plantada a semente em Limeira: a orientação foi abrir uma sede regional do CPP, com autorização de se alugar uma casa. Hoje, estamos localizados no Largo da Boa Morte, 156 – Centro, além de contarmos com uma sede de campo, com total infraestrutura de lazer.
Desde então, o CPP Regional de Limeira contou com direção das professoras Doracy Alves da Costa Arcaro, Maria Paulina Rodrigues Provinciatto e Maria Narcisa Drago Lopes. Além das lutas que participa em prol do professorado, investe e está ao lado da cultura. Tanto é que criou, em 1984, o primeiro Festival Nacional de Música Popular Brasileira, o Canta Limeira. Também implantou, em 1991, uma biblioteca de poesias (que será reiniciada em breve).
Outra ação é o apoio do CPP e da Diretoria de Ensino de Limeira ao projeto Verso e Voz, do professor José Farid Zaine. O objetivo é fomentar a leitura de poesias nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. O CPP também criou grupo de Convívio de Participação Permanente – Grupo da Terceira Idade, estimula artistas da cidade, além de estar a frente do Limeira Patchwork.
Nestes 30 anos, o CPP Regional de Limeira tem se mobilizado para garantir que os professores tenham o seu devido respeito, lutando para que haja uma efetiva política pública educacional. E tudo isso é possível porque, por trás desta associação, há aqueles que transformam o mundo: os professores. E que venham mais 30 anos!
Doracy Alves da Costa Arcaro, diretora do CPP Regional de Limeira.