O retorno das aulas presenciais na rede estadual fez aumentar a adesão ao estudo remoto em São Paulo. Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o número de alunos que acessaram o aplicativo do Centro de Mídias cresceu 50% com a retomada, em 14 de abril, e já são 2,85% milhões de acessos à ferramenta.
O número, contudo, mostra que ainda há 16% dos alunos sem acessar o Centro de Mídias mais de um ano depois de seu lançamento. O número representa mais de 500 mil pessoas. Desde o fim do recesso, 1,8 milhão (53%) de estudantes estiveram nas escolas estaduais.
Nas escolas municipais, 600 mil (57,4%) alunos já assistiram a aulas presencialmente este ano, segundo a Secretaria da Educação da capital paulista. Cerca de 70% dos alunos acessaram os sistemas de aulas remotas, mas a pasta não informou se houve mudança depois da retomada das aulas presenciais, em 12 de abril.
Nas duas redes, há o limite de 35% de ocupação diária por causa da fase de transição da quarentena. Segundo Bruna Waitmann, coordenadora do Centro de Mídias, com o estímulo do ensino presencial, os alunos se sentem mais engajados a continuar o estudo. “O presencial incentiva mais porque o professor está mais próximo e ajuda a tirar dúvidas. Existem canais [a distância] para isso, mas é diferente de ter os colegas e o professor de perto.”
Sobre a parcela de pessoas que ainda não acessou o aplicativo, a coordenadora afirma que o Centro de Mídias é “multiplataforma”, pois oferece, também, aulas por canais de televisão – sozinhos, contudo, eles não oferecem interatividade, além do ensino presencial.
Fonte: Agora São Paulo