A crise econômica pode impedir o governo de começar a pagar neste mês a primeira parcela do 13º para os aposentados e os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A poucos dias do fechamento da folha de pagamento de agosto, a presidente Dilma Rousseff ainda não autorizou a liberação antecipada de metade do abono de Natal. Nos últimos dois anos, o decreto presidencial com autorização do pagamento parcial foi assinado até 6 de agosto.
Segundo o jornal Agora São Paulo, o ministério afirmou que o governo procura uma solução responsável para tentar manter a antecipação da gratificação, apesar do cenário de crise. A presidência do INSS também garantiu à Previdência que, se Dilma assinar a autorização, ainda há tempo para rodar a primeira parte do 13º dos aposentados junto à folha salarial de agosto.
O pagamento antecipado da gratificação natalina teve início em 2006, graças a um acordo entre o governo e entidades de representantes dos aposentados. Atrasar o abono salarial permitiria ao governo manter dinheiro em caixa por mais tempo, mas não há risco de calote nos aposentados, afirma especialistas em economia.
Secom/CPP – informações do Agora São Paulo.