Atualizado em 22 maio, 2024 às 13:32

Projeto Sucuriju, do escritor Ronny Abreu, inclui lançamento da obra em maio e contação de histórias em escolas em maio e junho

Reprodução

Personagens da cultura amazônica estão reunidos no livro “Sucuriju: Histórias que meu Povo conta”, lançado pela Editora Alpharrabio. Curupira, a cobra Sucuri e a Mãe d’Água, entre outros, protagonizam ensinamentos sobre a importância do respeito à vida e à natureza, além de fazer parte das tradições orais dos povos originários da Amazônia.

O lançamento da obra, que faz parte do Projeto Sucuriju (acesse aqui o vídeo explicativo), acontecerá no dia 28 de maio (terça-feira), na própria livraria e editora Alpharrabio (R. Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jardim Bela Vista), em Santo André.

O autor do livro, Ronny Abreu, disse que as histórias trazem memórias afetivas de sua infância e reuni-las em um livro é uma forma de preservar a cultura cabocla-indígena da qual faz parte.

“É urgente a necessidade de falar às infâncias e juventudes sobre os valores ancestrais presentes nas histórias dos encantados, cuja sabedoria resgata o sentido de pertencimento e responsabilidade no cuidado com toda a vida no planeta Terra”, afirma.

No lançamento, o autor vai interpretar dois contos dos livro, “Sucuriju” e “Jaguaretê Onça Mãe”, ao lado da atriz Fernanda Henrique. Também no mês de maio e em junho, o Projeto Sucuriju fará apresentações gratuitas em quatro EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) na cidade de São Paulo; na Biblioteca Machado de Assis, em São Bernardo do Campo; e no Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O projeto também contemplará a distribuição de 30 exemplares do livro em Salas de Leitura de Escolas Públicas de Ensino Fundamental I e II, Bibliotecas, Museu das Culturas Indígenas de São Paulo e outros espaços promotores da leitura, instituições e projetos situados no estado de São Paulo.