Os possíveis candidatos a professor se desestimulam ao comparar a variedade de tarefas que deveriam cumprir na escola com as condições que enfrentariam para o trabalho. Democratização do acesso à escola gerou acúmulo de funções.

Os professores foram assoberbados de funções que antes não eram deles. Hoje, se destaca a importância da sociabilização que se faz na escola, orientação sobre hábitos de higiene, respeito mútuo, questões que antes eram tratadas pela família.

Como os pais trabalham cada vez mais, boa parte da antiga educação doméstica foi transferida aos colégios – que ainda precisam se ocupar do ensino das matérias, manutenção da disciplina, planejamento de aulas, correção de avaliações etc. Isso exige dos professores um preparo e uma disponibilidade que frequentemente as condições de trabalho e o contracheque não compensam. Muitas vezes precisariam trabalhar em mais de uma escola para melhorar a renda. Como resultado, um número ainda maior de possíveis mestres resolve seguir outra profissão.

Nos últimos anos, o trabalho de professor vem se tornando mais abrangente. Além de ensinar números e letras, muitas vezes os educadores assumem tarefas que antigamente cabiam às famílias. Para isso, precisam de orientação adequada dos sistemas de ensino, bom ambiente de trabalho e remuneração compatível.

Antônio Dias Neme, professor aposentado e associado do Centro do Professorado Paulista (CPP) – enviado por e-mail.