A coordenadora Shirley Rosane, da Escola Estadual Paulo Virgínio, localizada em Cunha, foi reconhecida como educadora de destaque no 13 º Prêmio Escola Voluntára. A professora concorreu com nove profissionais de todo o Brasil, responsáveis por projetos que transformaram o ambiente escolar em espaços com aprendizado focado na criatividade e prestação de serviço para a comunidade.
Na escola, Shirley coordena atividades do projeto Clubinho de Matemática, que apresenta novas formas de ensinar conteúdos das disciplinas. Os alunos são estimulados a solucionar questões de potência, matrizes e equações do 1º e 2º grau por meio de jogos.
Os encontros do clubinho são realizados no contraturno do período escolar, com alunos do ensino médio à frente das aulas. Esses estudantes atuam como voluntários a fim de compartilhar conhecimento e sanar dúvida dos colegas. Além das oficinas de matemática na escola, os jovens desenvolvem atividades em locais espalhados por toda a cidade.
Para a coordenadora, o reconhecimento é resultado do empenho relacionado ao trabalho desempenhado no projeto, que se destaca por visar ao combate da falta do conhecimento na disciplina de matemática.
A iniciativa foi um dos 10 finalistas entre 518 inscritos no prêmio e recebeu menção honrosa. “A homenagem atrai a participação de mais alunos. Atualmente, são 150 atendidos e houve aumento significativo no Ensino Médio para a tutoria”, completa Shirley.
Foto: A2 Fotografia
SECOM/CPP