Entidade ressalta a importância do Departamento Médico e Clínico
A promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida é um conceito que vem conquistando espaço cada vez maior entre as preocupações da atual diretoria do Centro do Professorado Paulista. A importância do tema ganhou projeção internacional a ponto de, a partir de 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde, que celebra em 2022 “Nosso planeta, nossa saúde”. A ideia é concentrar a atenção global em ações urgentes e necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.
A data tem como objetivo alertar a todos sobre os problemas relacionados à saúde enfrentados por diferentes nacionalidades ao redor do mundo. Neste ano, as evidências de que quase toda a população do mundo (99%) respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS, o que ameaça a saúde, levaram o órgão a destacar a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis e tomar outras medidas tangíveis para reduzir os níveis de poluição do ar.
Um número recorde de mais de 6 mil cidades em 117 países está monitorando a qualidade do ar, mas as pessoas que vivem nelas ainda respiram níveis insalubres de material particulado fino e dióxido de nitrogênio, com pessoas em países da baixa e média renda sofrendo as maiores exposições. A OMS estima que mais de 13 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano são resultado de causas ambientais evitáveis.
Além dos obstáculos globais de saúde, no Brasil, a população enfrenta serviços de saúde sucateados, falta de investimentos de governos na área, entre outras questões. Por isso, o CPP, ciente de seu papel junto aos associados, decidiu investir em um Departamento Médico e Clínico para melhorar a qualidade de vida de professores e profissionais da Educação. Atendimento adequado faz total diferença, principalmente quando instituições voltadas à saúde dos servidores públicos, como o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público), sofrem por descaso de autoridades do estado de São Paulo.
O Departamento Médico do Centro do Professorado Paulista oferece atendimento ampliado na Sede Central com diversas especialidades e consultas gratuitas para os associados de segunda a sexta-feira, em horário determinado conforme agenda médica, das 8h às 17h. Os consultórios estão localizados no piso subsolo da Sede Central, na Av. Liberdade, 928, próximo à estação São Joaquim do Metrô. A unidade dispõe de estacionamento (entrada pela rua Barão de Ijuí, 175).
Informações e marcação de consultas por telefone: (11) 3340-0580