Dia 11 de novembro é o Dia Municipal de Luta Contra a Medicalização da Educação, estabelecido pela Lei 15.554/2012 de autoria do vereador Eliseu Gabriel. Para marcar a data o Núcleo Metropolitano de São Paulo do Fórum sobre Medicalização coordenou uma série de atividades.

 
O que é medicalização?
Entende-se por medicalização o processo que transforma questões de diferentes ordens – política, social, cultural, afetiva – em ‘‘doenças’’, ‘‘transtornos’’, ‘‘distúrbios’’, como se fossem problemas médicos.

No dia 11/11/2013 representando a diretoria do CPP estava  a professora Maria Cláudia Almeida Vianna Junqueira que  participou da solenidade do Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação na Câmara de Vereadores de São Paulo. Presente ao evento que teve o apoio do vereador Rubens Calvo, representantes do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, o vereador Eliseu Gabriel, Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

 

As homenageadas falaram a respeito de trajetória profissional e de militância nos debates contra a medicalização cada vez maior de crianças, jovens e adultos.

As Homenageadas foram: Beatriz de Paula Souza, Carla Biancha Angelucci, Cecília Azevedo Lima Collares, Maria Aparecida Affonso Moysés, Maria Teresa Pereira Cavalheiro e Marilene Proença Rebello de Souza.

Finalizando a semana de debates, no dia 13/11/2013 – 19h00 às 22H30 – haverá mesa redonda de debates sobre o tema: a Desmedicalizando a vida: interface educação e saúde.
Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP, aberto ao público.