A Fundação Alexander Von Humdoldt, sediada na Alemanha e dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo, anunciou que o professor Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos, ganhou o Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022 por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo.

Pereira faz parte do corpo de pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no ICMC-USP. O matemático é atualmente também um dos 46 novos membros eleitos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o tema central de sua pesquisa diz respeito ao comportamento coletivo em redes complexas, com ênfase em teoria de sistemas dinâmicos e teoria de matrizes aleatórias.

O prêmio leva o nome do astrônomo e matemático alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846) e é concedido a acadêmicos de renome internacional em reconhecimento por suas realizações notáveis em pesquisa de diferentes áreas, como matemática, física, medicina, biologia, entre outras.

Pereira se torna o quarto matemático brasileiro a receber o prêmio. Os vencedores são convidados a passar até um ano colaborando em um projeto com especialistas de sua área em uma instituição de pesquisa na Alemanha e recebem uma quantia em dinheiro. “O prêmio Bessel contempla todas as áreas do conhecimento, não apenas a matemática. Portanto, a concorrência é muito grande. Ser agraciado pelo prêmio mostra o destaque internacional da matemática brasileira e do ICMC ser capaz de produzir ciência de excelência competindo com os grande centros internacionais”, comentou o professor.