O Jornal da USP, no fim de janeiro, destacou em uma de suas edições o e-book “Epistemologia e Didática do Currículo Cultural da Educação Física”, produzido pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo e organizado por Marcos Neira e Mário Luiz Ferrari Nunes. Disponível para acesso de forma gratuita no Portal de Livros Abertos, a obra aborda a presença da cultura nas práticas corporais da disciplina e sua importância para a formação dos indivíduos na sociedade.
Marcos Neira, professor da USP e um dos organizadores do material, conta que o assunto tratado na produção é pouco trabalhado no universo acadêmico. “Há tempos que professoras e professores que se aventuram na ‘artistagem’ da Educação Física cultural reivindicam uma obra como essa” diz.
O livro vem a público para combater essa escassez de fontes e mostrar que uma Educação Física focada no estudo da linguagem e na perspectiva cultural é possível. Elaborada com base em pesquisas realizadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obra evidencia o papel que as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas podem desempenhar na mudança de cada sujeito.
Os seis capítulos do livro se dedicam a aprofundar o conceito de currículo cultural, apresentando referências a Paulo Freire, Michel Foucault e outros importantes teóricos. Segundo o professor, a produção “reúne em um mesmo volume a mais recente produção científica” sobre esse tipo de pedagogia.