Cia BuZum! Usa ônibus para levar o teatro de bonecos e objetos a diferentes cidades do país, abordando temas complexos de maneira poética e lúdica. Em três anos de trabalho, grupo já visitou 250 escolas nas capitais e no interior dos estados

 

Na Idade Média, eram comuns as trupes de artistas conhecidos como saltimbancos, que iam de cidade em cidade para divertir pessoas nas praças públicas enquanto sobreviviam de contribuições espontâneas. Hoje, no Brasil, uma iniciativa parecida do projeto BuZum! repete a ideia, viajando por todo o país. Em vez de grandes carroças, três ônibus com duplas de atores se apresentam de cidade em cidade, ficando durante três dias em cada escola escolhida. O mais inusitado é que as apresentações teatrais ocorrem dentro do veículo.

 

Por dia, são seis apresentações, divididas em dois turnos. O espetáculo mais recente, “Intolerância”, apresenta reflexões sobre as práticas conhecidas como bullying, de maneira impactante e profunda. A peça estreou no segundo semestre de 2013 e voltou a ser apresentada em agosto deste ano. Será exibida até o fim de 2014, em escolas das capitais dos estados e no interior.

 

A equipe distribui materiais pedagógicos aos professores, para que discutam o tema com os alunos. Ao fim, também é entregue um pequeno caderno para que os jovens possam se expressar escrevendo, em vez de direcionarem possíveis agressões a alguém. Mariane Gutiérrez, uma das idealizadores do projeto, conta que há um cuidado muito grande em como contar a história.  A proximidade como o público leva os atores a fazer mais do que atuar. “Sempre acreditei que o teatro tinha a função de fazer pensar, refletir e sair da zona de conforto”, afirma a diretora executiva da Cia BuZum!.

 

Secom/CPP