Nesta quinta-feira, 27. educadores do movimento “Educação em Nossas Mãos” entregaram ao Ministério da Educação (MEC) um livro com propostas para aprimorar a educação. O documento, recebido pelo ministro Henrique Paim, abrange temas como financiamento, gestão, formação continuada de professores, entre outras políticas públicas para a área.

 

O livro “Vozes de Educadores Brasileiros” reúne sugestões de melhorias para os governantes eleitos nas mais diferentes esferas. Segundo a representante do movimento, Cybele Amado, falta continuidade de políticas para a educação com a troca de governos, o que é prejudicial para o sistema educacional do país. Ela reforça ser necessário garantir a qualidade das propostas consistentes.

 

A construção de um plano de carreira para o magistério da educação básica e melhor remuneração para os profissionais em todos os níveis de ensino estão entre as principais reivindicações. A infraestrutura também é citada com pedido de garantia de material pedagógico de qualidade e ambiente físico adequado. 

 

Outro item lembrado é a adequação do currículo escolar com conteúdos que considerem a realidade social e cultural dos alunos, ação que tende a garantir a permanência dos jovens em sala de aula. O movimento reforça ainda a necessidade de os professores participarem da elaboração de políticas públicas voltadas à educação.

 

O livro deve ser entregue ainda para a presidente Dilma Rousseff.

 

Secom/CPP