“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, dizia a sábia Cora Coralina.” Em 15 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, apoiadores, profissionais da secretaria municipal de Educação, autores e, principalmente escolas, alunos e professores estiveram presentes no encerramento da 6ª edição da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

O evento é pautado na Lei Municipal 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel, e visa democratizar a leitura na cidade de São Paulo e desenvolver a cultura e o hábito pela leitura. O vereador Eliseu Gabriel enfatizou a importância da leitura e do estudo, inclusive entre os adultos. “Já falei várias vezes. Além das crianças, os adultos precisam ler para  fazer um país  melhor. Esta semana foi para lembrar isso. É importante que haja esses movimentos se quisermos ter um povo mais consciente. Iremos editar um livro com textos e desenhos com as experiência de cada escola participante. Fiquei impressionado com a seriedade do trabalho das escolas e dos alunos que participaram ativamente por meio de peças teatrais, entrevistas no rádio, corais, entre outras atividades. Esta semana mobilizou 5 mil pessoas em toda a cidade, entre bibliotecas e escolas.”

 

Presente à mesa, estava a professora Maria Cláudia Viana Junqueira, diretora do Centro do Professorado Paulista, que representou o presidente da entidade, professor José Maria Cancelliero. A Academia Estudantil de Letras (AEL), com todos os alunos estampando os dizeres da célebre escritora Cora Coralina – e a  EMEF Conjunto Habitacional Barro Branco II, entre outros convidados que puderam mostrar suas atividades criativas também compareceram.