O modelo de escola em tempo integral melhorou a aprendizagem no Ensino Médio em 26%, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Na edição de 2014, o sistema que ampliou a permanência dos alunos na escola resultou em aumento nos índices de qualidade. Em um ano, de 2013 a 2014, as 100 escolas avaliadas passaram da média de 2,30 para 2,91.
O modelo tem jornada de até nove horas. A metodologia foi adotada para alunos do Ensino Fundamental em 2013 e os dados também apontam para avanços. Neste período, os números passaram de 2,71 para 3,23, o que representa aumento de 19% entre as 110 escolas avaliadas.
A avaliação calcula o desempenho das escolas com e sem o modelo e assim as médias são comparadas. A estrutura atual do modelo conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de ambientes de leitura e informática.
Foto: A2 Fotografia
Secom/CPP
Não é o aumento de tempo para que o aluno fique na escola é sim ter professores mais capacitados e comprometidos com a educação e não o enrolamento, com brincadeiras excessivas,
para agradar o aluno e sim inteligentemente passar bem o conteúdo