A Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, localizada em Americana, no interior do estado, tem ampliado ações voltadas ao relacionamento com a comunidade local. Desde que a direção da unidade foi assumida pelas professoras Tania Cristina Santon e Terezinha de Marchi, diretora e vice-diretora, respectivamente, o contato mais próximo entre as partes mostrou-se uma das prioridades da gestão. 

 

Em geral, a participação de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos ocorria por meio de comparecimento em reuniões bimestrais, para conferência de média e desempenho das crianças, e as visitas eram apressadas. Em função disso, práticas importantes como conhecer os professores que atuam na vida do aluno durante 200 dias letivos acabavam em segundo plano. E foi a partir daí que as docentes decidiram implantar medidas de aproximação.

 

De acordo com Tania Cristina Santon, o passo inicial foi com relação ao ato cívico de hasteamento das Bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Americana. Na instituição havia espaço para a tarefa, mas faltavam as cordas nos três mastros. Então, a direção providenciou o que faltava, e a escola passou a hastear as bandeiras no período da manhã, na entrada dos alunos, e baixá-las à tarde, na saída, todas as sextas-feiras. 

 

“Percebemos que, ao deixar os filhos, os pais não iam embora imediatamente. Ficavam no portão assistindo ao ato. Dessa forma, começamos a convidá-los a entrar para acompanhar. Muitos pais e responsáveis se mostraram emocionados e apoiaram a ideia, o que nos impulsionou para projetos mais abrangentes, como a parceria com o “Anjos da Guarda”, ressalta Tania. 

 

O “Anjos da Guarda”, da Guarda Municipal de Americana – Grupo de Proteção Escolar, é um projeto voltado para a educação e conscientização dos alunos sobre amizade, respeito, tolerância, ética e cidadania. Implantado neste ano na unidade escolar, depois de reunião com o Conselho de Escola e prévia pesquisa com o corpo docente, o trabalho desenvolve atividades como apresentação de canil, em que conceitos de amizade e confiança são reforçados por meio de animais, teatros e palestras sobre temas do cotidiano escolar, entre outras ações educativas. 

 

No mês da Independência, por exemplo, foi programado um desfile de alunos. Ao todo, aproximadamente 100 estudantes do ensino fundamental participaram do evento, que começou no pátio da escola e seguiu pela avenida principal do bairro Mirandola. Na visão de Tania, o desfile foi mais um meio de envolver comunidade e escola, proposta que, segundo ela, deu certo.

“O objetivo era aproximar nossa instituição das pessoas da região, e o resultado foi excelente. As pessoas saíram de casa para assistir, os pais tiravam fotos dos filhos, as crianças retribuíram com participação impecável, enfim, valeu muito a pena. Senti que conseguimos quebrar a distância que havia entre o ambiente de ensino e o ambiente social.”

 

Além de estabelecer proximidade com a comunidade, os projetos promovem conceitos de cidadania, visto que alunos adquirem conhecimentos sobre seus direitos e obrigações frente à sociedade. 

 

SECOM/CPP