A Escola Estadual Adelino Peters, localizada em Penápolis, desenvolveu um projeto de proteção escolar por meio de uma rádio local. Sob coordenação de duas professoras, Osmélia Altimari e Valéria Ramires, o meio de comunicação informa os alunos sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

 

A ideia foi elaborada pelas educadoras, que se interessam por prevenção escolar e participação juvenil.  Dessa forma, assuntos como bullying, drogas e sexualidade, além de serem abordados em palestras, filmes e teatro, compõem o conteúdo da rádio local da cidade.

 

“A gente se preocupa com futuro do país e achamos que o segredo está em educar bem os nossos jovens”, comenta Osmélia. Segundo ela, os alunos se envolvem em tudo, até mesmo nas locuções. E essa tem sido uma forma de ainda estimular o potencial comunicativo dos adolescentes.

 

Em função da parceria da escola com a rádio, a programação é divulgada também para os jovens da comunidade, o que foi pensado para expandir os assuntos educativos para o maior número possível de jovens.

 

SECOM/CPP