O surto de gripe causado pelo vírus A/H1N1 tem deixado pais e mães de alunos preocupados. Em estado de atenção, os colégios estão adotando medidas para tentar evitar a transmissão nas salas de aula. Até 22 de março, 66 pessoas foram infectadas e oito morreram na capital, segundo a prefeitura.
No Colégio Santa Maria, zona sul, a confirmação de dois casos levou a instituição a enviar ontem um comunicado aos pais, em que pede que as crianças com sintomas de gripe fiquem em casa. Para conter a transmissão, há dispensadores de álcool gel em todo o colégio. As portas e janelas das salas de aula agora ficam abertas e a higienização está mais rigorosa.
Além de rápida, a possibilidade de transmissão do vírus entre crianças dura mais tempo do que em adultos. Além disso, as que têm menos de cinco anos têm maior risco de desenvolver complicações. Idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas também compõem esse grupo de risco.
Vacinação começa dia 11
A campanha de vacinação contra o vírus influenza vai começar em 11 de abril na capital e Grande São Paulo. A partir dessa data, serão vacinados crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e idosos. As doses devem proteger contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e B. Para os demais públicos-alvo da campanha – doentes crônicos, indígenas, funcionários do sistema prisional e população presa, a vacina será aplicada a partir do dia 30, seguindo o calendário nacional.
Fonte: Metrojornal